Conheça as mulheres que serão homenageadas pela Câmara Municipal na solenidade do Dia Internacional da Mulher



A Câmara Municipal realizará no dia 21 de março uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

A Câmara Municipal de Barbacena realizará, no dia 21 de março de 2025, uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A cerimônia ocorrerá às 19h30 no Plenário “Deputado Bonifácio de Andrada”, sede do Poder Legislativo de Barbacena. A sessão também será transmitida ao vivo pelas redes sociais da Câmara Municipal e nos canais TV Câmara Barbacena e Estação Minas, pelo Youtube.

A solenidade em homenagem ao Dia Internacional da Mulher é regida pela Lei Municipal nº 4.029/07, modificada pela Lei Municipal nº 4.554/2014, que em seu art. 5º destaca: “cada vereador indicará o nome de uma mulher que tenha se destacado em sua comunidade, em trabalhos sociais, ou na defesa do direito e da cidadania da mulher, a qual será agraciada com placa alusiva ao evento”. 

Confira abaixo as indicadas do ano de 2025:

  • Kátia Aparecida Guimarães é natural de Barbacena, tem 45 anos de idade e é casada com o Bispo Raul Aparecido Guimarães. Sua Jornada ministerial teve início no ano de 2014, quando foi consagrada pastora, assumindo desde então, a nobre missão de ensinar, fortalecer e cuidar de inúmeras famílias por meio da Palavra de Deus. Formou-se em teologia, no ano de 2019 e hoje é vice-Presidente da Igreja Sheikinah, na qual desempenha um papel fundamental na liderança, conduzindo seu ministério com excelência e dedicação.

 

  • Jamircirlei Aoriderlei Castro Lima, uma mulher exemplar que, com sua força, coragem e dedicação, construiu uma trajetória de vida marcada pelo amor incondicional à sua família e ao próximo. Nascida em 23 de setembro de 1955, em Barbacena, filha de Dona Maria e do Sr. Luciano, Jamircirlei sempre foi uma mulher aguerrida, disposta a lutar por todos aqueles que ama. Ao longo de sua vida, dedicou-se com fervor ao cuidado dos filhos e, hoje, continua a desempenhar o papel de cuidar dos netos com a mesma paixão.
    Sua jornada é inspirada por sua profunda fé e pelo lema “tudo posso naquele que me fortalece”, que a guia em todos os momentos da vida. 

 

  • Aparecida Maria Ferreira, nascida em Senhora dos Remédios em 29 de dezembro de 1960, é conhecida como Aparecida do Nova Suíça, e exerce há mais de 35 anos uma grande liderança local. Casada há 45 anos com Antônio Lúcio Ferreira Filho, mãe de 3 filhos e avó de 4 netos. Sempre atenta às necessidades do bairro Nova Suíça e adjacências, já trabalhou no bem-estar social, no Hospital Escola, já foi atendente no Posto de Saúde central, na Santa Casa de Misericórdia, além de cuidar de propiciar atendimentos de saúde, exames, cirurgias, e assistência social, tendo sempre a caridade e a religiosidade como seus maiores propósitos.

 

  • Sulamita Coelho Ribeiro do Nascimento, nasceu em 15 de janeiro de 1977, filha de José Ribeiro e Sônia Maria Coelho. Casada há 25 anos com o Pastor Renato Marcelo do Nascimento e mãe de três filhas: Juliana, Samara e Thaís. Sulamita é membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, graduada em Pedagogia e Teologia e pós graduada em Ciências da Religião. Ocupa a 5ª vice - presidência da União das Esposas de Ministros das Assembleias de Deus do Vale do Rio Doce. Ocupa a presidência da União Feminina da Assembleia de Deus de Barbacena, a coordenação das esposas de Ministros dos Campos Amigos dos ministérios das Assembleias de Deus e a coordenação Pedagógica das Assembleias de Deus de Barbacena.

 

  • Natural de Santos Dumont, Minas Gerais, Doutora Liliane Rossi dos Santos Oliveira trilhou uma jornada marcada pela determinação, respeito e compromisso com a Justiça. Filha de Neyza e João, encontrou no Direito não apenas uma profissão, mas um verdadeiro propósito de vida. Casada e mãe de Lívia e Luiz Fernando, conseguiu equilibrar com maestria a carreira brilhante com os valores da família, base essencial de sua trajetória. Graduada em Direito pela Universidade de Viana no ano de 1988, integrou o Júnior Concursos em 1993 e no ano seguinte tomou posse como Juíza de Direito na Comarca de Santa Luzia. Seu percurso avançou por diversas comarcas e no ano de 2001 chegou à Comarca de Barbacena, onde, ao longo dos anos, construiu um vínculo sólido com a comunidade e firmou sua atuação como Juíza de Direito da 3ª Vara Cível. Doutora Liliane Rossi dos Santos Oliveira é reconhecida não apenas por sua vasta experiência jurídica, mas também pela sensibilidade no exercício da magistratura, aliando rigor técnico à escuta atenta e olhar humano.

 

  • Mariela Rodrigues Fernandes é natural de Conselheiro Lafaiete. Graduada em medicina pela Faculdade de medicina de Barbacena em 2001, especialista em Clinica Médica pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Pós-Graduada em endocrinologia e metabologia pela Santa Casa de Misericórdia. Doutora Mariela ainda possui Pós-graduação em Obesidade e emagrecimento pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

 

  • Aleandra Nascimento Pereira Araújo, nasceu em Barbacena e ainda na adolescência mudou-se para Porto Velho – estado de Rondônia – onde se casou, teve três filhos e se formou em Administração, profissão essa que escolheu por vocação e pela paixão em liderar e querer transformar e modificar as coisas ao seu redor. Mas algo ainda maior foi despertado durante a formação acadêmica: ser professora.
    Hoje, trabalhar como Professora e Consultora Empresarial, trazem à tona o que mais gosta de fazer: orientar e conduzir para resultados. Aleandra tem orgulho de ter sido criadora do projeto “Consultoria Empresarial” que traz aos jovens universitários a experiência de conhecer empresas ainda durante a vida acadêmica e que proporcionou o ingresso de vários destes jovens no mercado de trabalho.

 

  • Patrícia Iracema Dias, natural de Barbacena, nasceu em 10 de abril de 1980. Mãe de dois filhos: Maria Tereza (deficiente física) e Pedro Augusto. É pedagoga, licenciada em letras e libras, especialista em libras e mestranda em Educação Bilíngue. Desde pequena sentia admiração pelos intérpretes de Libras, o que se intensificou com a participação nos movimentos da APAE. Iniciou sua trajetória em um curso básico de libras, onde sua filha estudava (escola inclusiva).
    Atualmente, Patrícia é coordenadora geral da Associação dos Surdos de Barbacena, faz interpretação mediática e interpretação de shows. A sua maior realização é lutar por estas pessoas que não têm “voz”. Através de suas mãos várias pessoas têm o direito a informações e oportunidades de serem vistas, ouvidas e incluídas na sociedade.

 

  • Maria Aparecida Soares nasceu na comunidade do Pomba, no município de Ibertioga, filha de João Justino Soares e Inelzia Oliva Soares. Ainda jovem, mudou-se para Barbacena, onde conheceu Carlos Alberto do Nascimento, com quem construiu uma bela história de amor e teve três filhos: Carlos Augusto, Poliana Aparecida e Patrícia Aparecida. Para ela, ser mãe sempre foi um privilégio e a maior bênção que Deus poderia lhe conceder. Com o passar dos anos, sua felicidade se multiplicou com a chegada dos netos Sofia, Carlos Emanuel, Amira e Eliza, que trouxeram ainda mais amor e significado para sua vida. Devota de Nossa Senhora Aparecida, se considera uma mulher realizada e abençoada, grata por tudo o que construiu e pelas pessoas que fazem parte de sua jornada.

 

  • Augustinha Garcia Almeida nasceu em Barbacena, no Distrito de Senhora das Dores. Participou de um curso de formação de professores rurais em Leopoldina e ao retornar, começou a lecionar em comunidades próximas a Barbacena. Em 1956, iniciou seu trabalho como professora. Atuou no MOBRAL, alfabetizando adultos. Aposentou-se em 1988, após 25 anos de dedicação, mas continuou seu trabalho na igreja, preparando crianças para a primeira comunhão e auxiliando em encontros de crisma. Na data de hoje, aos 82 anos, sente-se honrada por ser lembrada por seu ex-aluno, Todinho, atual vereador de Barbacena.

 

  • Grácia Maria de Araújo é professora e empresária. Como educadora, lecionou por mais de 30 em instituições de ensino da cidade. Mulher de negócios, esteve à frente da administração da antiga Farmácia Glória, fundada por seu pai, o saudoso Vicente Araújo. Grácia Araújo é a herdeira do espólio político de seu pai, um dos prefeitos mais queridos que Barbacena já teve, considerado o pai dos pobres. Mãe de dois filhos, Camila Araújo Gomes, médica cirurgiã plástica e Rodolfo Araújo Gomes, engenheiro de produção. Quando vereadora na Câmara municipal de Barbacena, empreendeu uma vigorosa linha de atuação social com foco na educação e acolhimento da periferia.

 

  • Maria Helena Sá Fortes Fernandes é natural de Barbacena, foi a primogênita de quatro filhos do casal José Paranhos Sá Fortes e Aracy Deoud Sá Fortes. Cursou Medicina na Faculdade de Medicina de Barbacena e após concluir a graduação, em 1980, mudou-se para Belo Horizonte, onde fez residência de dois anos no Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg). Foi nesse período que se apaixonou pela área de patologia mamária, especialidade que passou a amar e praticar ao longo de sua carreira. A necessidade de cuidar de seus pais, que enfrentavam problemas de saúde, a levou a solicitar transferência para Barbacena.
    Casada com Cid Fernandes, com quem teve um filho, Cid Fernandes Júnior, doutora Maria Helena hoje, aos 83 anos, não exerce mais a profissão, mas continua a se dedicar às suas grandes paixões: a leitura, os pequenos animais e, claro, aos queridos netos.

 

  • Doralice Araújo de Souza, nascida em 20 de fevereiro de 1966, em Barbacena, é filha de José Araújo de Souza e Eurídice de Souza. Mãe dedicada de três filhos – Sue Elen, Sulevan e Suliayra –, sempre teve um forte espírito solidário e comunitário. Há quatro anos, fundou o projeto beneficente Corrente do Bem, que tem como lema "Doar não dói". A iniciativa começou de forma simples, dentro de sua própria família, contando com o apoio de filhos, netos e irmãos. Com o tempo, a ação cresceu e passou a envolver cada vez mais pessoas da comunidade. Inicialmente voltado para o Natal, o projeto expandiu-se para outras datas comemorativas, como o Dia das Crianças e a Páscoa. A Corrente do Bem realiza arrecadações de roupas, calçados, brinquedos e guloseimas para presentear crianças em situação de vulnerabilidade. Com a ajuda de doadores que acreditam no impacto da solidariedade, o trabalho continua crescendo e levando alegria a muitas famílias. Doralice é uma referência de empatia e dedicação, mostrando que pequenas atitudes podem transformar vidas.

 

  • Rosana Valéria de Melo Afonso, natural de Barbacena, nasceu em 24 de dezembro de 1960.
    Iniciou sua trajetória no grupo de jovens JAC (Jovens Amigos de Cristo), na Basílica de São José, e no JAC Humanizando, onde desenvolveu sua sensibilidade para as questões sociais. Já casada, atuou no Ministério da Visitação e na Liturgia, sempre contribuindo para a espiritualidade e acolhimento na comunidade. Como coordenadora da Dimensão Social, contou com a colaboração de diversos jovens para implantar a Pastoral da Saúde.
    Foi Agente Comunitária de Saúde (ACS) e exerceu a profissão de técnica de enfermagem na Prefeitura de Barbacena, com foco na promoção de saúde e atendimento à população. Em 2001, integrou o Conselho de Segurança Alimentar (CONSEA).
    Atualmente, Rosana coordena o Ministério Extraordinário da Comunhão Eucarística (MECE) na Matriz Nossa Senhora da Penha, é membro da Vigília Eucarística.
    Casada com Nicomedes Afonso Filho e mãe de Heberth José e de Paulo Henrique, Rosana é um exemplo de fé, ação e transformação.

 

  • Nascida em Barbacena, Francis Jacqueline Gomes Dutra, é filha de Darcy Dutra e Neida Gomes Dutra e mãe de Rachel Dutra de Oliveira. Moradora do Bairro Boa Morte, iniciou sua caminhada muito cedo, sempre acolhendo pessoas carentes e buscando ajudar em suas necessidades. Seu trabalho social incansável e sua caridade tem grande importância para os que estão em vulnerabilidade. Ocupa hoje o cargo de presidente do Conselho da Comunidade da Execução Penal da Comarca de Barbacena, além de ser primeira secretária da APAC, onde também já foi presidente. Voluntária na Associação de Proteção Animal de Barbacena e na Cinoterapia da APAE de Barbacena. Jaqueline Dutra dedica seus dias a ajudar o próximo, acredita que o amor de Deus pode transformar vidas.

 

  • Valéria de Oliveira, mais conhecida como Valerinha, é formada em Educação Física pela Faculdade de Lavras (Fagam) e proprietária da academia Performance, localizada no Clube Sílvio Raso. Com uma trajetória de 20 anos dedicados à causa animal, Valerinha é uma protetora de animais independente, se dedicando à proteção e resgate de animais em situação de abandono. Estima-se que tenha resgatado mais de 1.000 animais, proporcionando cuidados, adoção responsável e sensibilização da comunidade sobre a importância da proteção animal. Valerinha faz parte de um grupo de voluntários barbacenenses que promove ações sociais voltadas ao auxílio de populações carentes, sempre priorizando o bem comum e a transformação social.

Essas homenagens refletem o compromisso da Câmara Municipal de Barbacena em reconhecer e valorizar as contribuições das mulheres para a sociedade local.

LEIA TAMBÉM:

Siga o BarbacenaMais no Instagram X Facebook


Imprimir