19
19/10/2017

Santa Casa promove ação preventiva de combate à Sepse

A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, por meio do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar - SCIH está realizando nesta quarta-feira, dia 13, uma ação de combate à Sepse. Saiba mais...

O movimento preventivo acontece na entrada e saída principal dos funcionários, quando são abordados e recebem informações sobre esta doença. A partir desta atividade, o SCIH vai implantar no hospital o Protocolo de Combate à Sepse.

O Dia mundial de Combate à Sepse, que é 13 de setembro, busca alertar a população leiga e lembrar aos profissionais de saúde, que o tempo é fundamental para salvar vidas. A Sepse era conhecida, antigamente, como septicemia ou infecção no sangue. Hoje é mais conhecida como infecção generalizada. Mas, na verdade, não é a infecção que está em todos os locais do organismo. Por vezes, a infecção pode estar localizada em apenas um órgão, como por exemplo, o pulmão, mas provoca em todo o organismo uma resposta com inflamação numa tentativa de combater o agente da infecção. Essa inflamação pode vir a comprometer o funcionamento de vários dos órgãos da pessoa.

É um grande problema de saúde pública no mundo, com estimativa de 400 mil casos/ano no Brasil, que acarretam cerca de 200 mil óbitos e elevados custos financeiros para o país. A síndrome é responsável por 25% da ocupação de leitos em UTIs no Brasil. Atualmente é a principal causa de morte nas Unidades de Terapia Intensiva - UTI e uma das principais causas de mortalidade hospitalar tardia, superando o infarto do miocárdio e o câncer.

Com o objetivo de mudar esse quadro cada vez mais preocupante, o Instituto Latino-Americano de Sepse - ILAS e a Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB organizam no Brasil o Dia Mundial da Sepse, e a ação é conduzida mundialmente pela Global Sepsis Alliance - GSA.


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br






O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.


Publicidade