Programa "Consultório na Rua" tem feito a diferença em Barbacena. Desde o mês de março de 2014 uma equipe multidiscplinar trabalha pelas ruas da cidade atendendo mradores de rua e pessoas com problema o enfrentamento ao álcool e drogas. Conheça mais.
SAÚDE
"Consultório na Rua" leva saúde e orientação a moradores
Prefeitura atende cerca de 22 pessoas por dia com atendimento personalizado
Carlos Freitas
Um provérbio conhecido e muito utilizado diz que “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé”. E um projeto desenvolvido pela Prefeitura de Barbacena, através da Secretária Municipal de Saúde Pública (Sesap), tem este perfil. Com uma equipe formada por cinco profissionais da área da saúde, o programa “Consultório na Rua” atende a população em situação de rua, migrantes e pessoas com foco no enfrentamento ao álcool e drogas. Ou seja, leva atendimento a quem, principalmente por problemas de ordem social, não vai aos locais destinados aos cuidados com a saúde. O programa é desenvolvido pelas prefeituras que aderiram ao projeto do Governo Federal. Em Barbacena, desde março de 2014, o programa recebeu o nome de Consultório na Rua e está ligado à Atenção Básica.
Os principais atendimentos na cidade são ligados ao alcoolismo e a drogas, mas também é realizado um trabalho de prevenção, como em casos de famílias que correm risco de serem dissolvidas e algum dos membros da mesma ter a possibilidade de passar a morador de rua. Atualmente, a equipe do Consultório na Rua do Município conta com cerca de 50 cadastrados e faz o acompanhamento diário de 22 pessoas.
A equipe do Consultório na Rua trabalha com uma dificuldade, pois toda pessoa tem o direito de querer ou não ser atendida. Nos casos de problemas com álcool e droga, quando a pessoa aceita se tratar, ela é imediatamente encaminhada ao CAPs. No caso de problemas de saúde, o atendido é encaminhado a uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
O coordenador do programa em Barbacena, o dentista Alexsander Augusto Silva, destaca o trabalho social realizado pelo Consultório na Rua. “É um programa de vital importância, pois atende pessoas excluídas e que se sentem excluídas. Com nosso trabalho, conseguimos integrar estas pessoas novamente à sociedade”.
A equipe do Consultório na Rua trabalha também em outros projetos, como ação social, combate à dengue e a tuberculose, entre outros. Além do coordenador Alexsander Augusto Silva, compõem a equipe de Barbacena a psicóloga Andreia Garcia Salino, a enfermeira Luciana Gonçalves de Souza e as técnicas de enfermagem Lídia Aparecida Vilela e Simone Rosa Fonseca.
Email recebido pela Redação do BarbacenaMais:
Informo para esclarecimento, que o Projeto "Consultório de Rua" foi implantado em Barbacena no ano de 2013, quando o Governo Federal através de Portarias publicadas para o enfrentamento do crack e outras drogas disponibilizou recursos para implementação do mesmo. Naquela época o projeto estava sobre a responsabilidade da Coordenação de Saúde Mental, depois sendo transferido para Atenção Básica seguindo determinação do Ministério da Saúde.
Na oportunidade informo também que em parceria com a UFSJ, será lançado em breve o livro relatando a experiência do início da implantação do projeto em Barbacena.
Att,
Lúcia Helena
Psicóloga