A FHEMIG admitiu a falta de profissionais e afirmou que vai abrir edital para prestação de plantões autônomos e eventuais em diversas especialidades médicas.
Pacientes internados no Hospital Regional de Barbacena denunciaram falta de médico anestesista para realização de cirurgias. A FHEMIG (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais) admitiu a falta destes profissionais e afirmou que vai abrir um edital para contratação. A data, no entanto, não foi informada, assim como desde quando o problema vem acontecendo. Alguns pacientes enviaram denúncias à TV Integração.
"Estou internada há 6 dias e tem gente que está aqui há vários dias e não temos nenhuma previsão de quando a nossa cirurgia vai sair. A única informação que temos é que não tem anestesista disponível para fazer essas cirurgias e isso é uma situação lamentável e ninguém olha por nós, ninguém dá uma posição de quando a gente vai conseguir fazer essa cirurgia", informou uma telespectadora. Outro paciente disse que está internado no Hospital Regional desde o dia 13 de maio na mesma situação. "Gostaria de clamar intervenção do Ministério Público ou qualquer outro órgão que possa intervir na nossa situação porque nós já tentamos de todas as formas. Já fomos na ouvidoria do hospital, já fizemos reunião e nada é decidido".
O que diz a FHEMIG? Em nota enviada ao g1 nesta terça-feira (30), a FHEMIG (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais) disse que esforços têm sido empenhados na contratação de anestesiologistas para o CHPB (Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena). "A Fundação mantém abertos processos seletivos simplificados e, em breve, abrirá edital de credenciamento de pessoas físicas e jurídicas para prestação de plantões autônomos e eventuais em diversas especialidades médicas. Por fim, temos o concurso público, com inscrições a partir do dia 20 de junho, que irá ofertar mais de 1.800 vagas para diversas unidades. Como é de conhecimento público, o déficit de profissional de anestesiologia tem impactado serviços de saúde públicos e privados, não se limitando à FHEMIG, e vem sendo ocasionado por um contexto de mercado aquecido. Vale ressaltar ainda que o CHB atua integrado à rede municipal, o que facilita o redirecionamento de pacientes para outras unidades, quando necessário".
TV Integração