20
20/08/2018

Regional de Saúde de Barbacena orienta sobre prevenção e enfrentamento à gripe


Se a gripe não for tratada a tempo, pode causar complicações graves e, inclusive a morte, sobretudo nos grupos de alto risco, como crianças menores de cinco anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Saiba mais....

237 GRIPEA Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) está promovendo a campanha de combate à gripe cujo slogan é: "Pra enfrentar a Gripe, vacine-se".

Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. 

A gripe é uma infecção aguda causada pelo vírus Influenza, que afeta o sistema respiratório e pode provocar complicações graves, inclusive a morte, se não for tratada a tempo, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção: crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. 

A transmissão do vírus Influenza ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. 

VEJA TAMBÉM:

Comerciantes de Barbacena se preparam para o Dia das Mães

BQJobs Urgente: Vaga para Conferente de Carga e Expedição de Mercadorias

Faculdade de Medicina realiza Workshop da Saúde do Trabalhador

A esse respeito, o Superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Robson Vidigal, esclarece sobre alguns pontos importantes a serem informados à população: 

Como está sendo trabalhada a campanha em Barbacena e região?

Robson: “Estamos alinhando com as Secretarias de Saúde dos 51 municípios de nossa macrorregião, ações de promoção, prevenção e assistência, que são os principais focos nesse momento. Para o combate à influenza, além da vacinação, é essencial que a população tome os devidos cuidados para evitar a contaminação como, por exemplo: lavar as mãos, evitar locais fechados, beber bastante líquido, já que a ingestão de líquido facilita eliminação da secreção que entope o nariz e deixa o pulmão carregado e praticar a etiqueta da tosse, quando tossir, tapar a boca com a parte de dentro do braço”.

 

Qual público deve ser priorizado na vacinação?

Robson: “Devemos priorizar a população de crianças até 5 anos e idosos maiores de 60 anos, porque os dados epidemiológicos mostram que é a população que tem a imunidade menos resistente e que acaba tendo a forma mais grave da doença e que vem a óbito”. 

Quais os principais cuidados que as pessoas devem tomar?

Robson: “A população não deve descuidar de se atentar aos hábitos para prevenção da doença. Nessa época é muito comum vermos os maus hábitos em diversos ambientes em que há a conglomeração de pessoas, como ônibus, carros, escolas e outros, em que vemos as janelas fechadas e com isso facilita a transmissão do vírus. Então, nesse momento, talvez a conscientização dos hábitos e a mobilização social sejam os aspectos mais importantes a serem trabalhados pelos profissionais de saúde e por toda a população”.

A campanha terá o Dia D em 12 de Maio, data de mobilização nacional. Para vacinar basta ir ao Posto de Saúde mais próximo da sua casa munido com o Cartão de Vacinação. Para quem perdeu ou não sabe onde deixou o seu cartão, é possível fazer outro cartão na Unidade de Saúde em que for vacinar.

 

Para mais informações sobre a gripe, acesse: www.saude.mg.gov.br/gripe


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br







O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.