Benefícios de se ter convivência com animais de estimação

A presença de um animalzinho por perto traz inúmeros benefícios ao ser humano por auxiliar na redução dos níveis de hormônios do estresse e da depressão.

Agência Expresso - Não é novidade que a companhia e a convivência com animais de estimação tem o poder de nos proporcionar alegria e qualidade de vida por meio de brincadeiras, descontração e muito carinho. Atualmente muitos profissionais da área da saúde indicam o contato de crianças e idosos com animais a fim de proporcionar inúmeros estímulos físicos, psíquicos e sociais.

Os benefícios para as crianças e idosos conseguem ser ainda maiores por ser dois tipos de públicos repletos de aprendizados e experiências diárias. Na infância podemos destacar o auxílio do pet no desenvolvimento cognitivo da criança e por ajudar a desenvolver conhecimento de valores como cuidado, responsabilidade, atenção e compromisso.

Na terceira idade a pessoa tende a se afastar dos familiares e amigos devido ao ritmo mais desacelerado da vida, o animal seria o companheiro ideal neste momento por sempre estar disponível para oferecer carinho e companhia, contribuindo assim para evitar o sentimento de isolamento e solidão.

A presença de um animalzinho por perto traz inúmeros benefícios ao ser humano por auxiliar na redução dos níveis de hormônios do estresse e da depressão, reduzir o risco de alergias em crianças pelo fato de desenvolver e fortalecer o sistema imunológico, melhorar a autoestima do dono, aumentar a prática de atividades físicas e maior convívio social.

E isso explica que, os momentos de diversão com seu animalzinho resulta no aumento de um neurotransmissor chamado serotonina, já apelidada de hormônio da felicidade, isto é, ela tem o poder de melhorar o humor, sono, apetite, funções cognitivas e o bem-estar.


PSICÓLOGA LETÍCIA REZENDE: CRP04/57650 ATENDIMENTO PRESENCIAL E ONLINE - CONTATOS: (32) 99807-4976


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: