Na programação do Curupira o 4º Festival de Música Popular Livre e a edição 2017 do Festival Nacional de Teatro de Barbacena. Saiba mais...
CULTURA
Instituto Curupira divulga programação cultural 2017

Nos últimos anos o Instituto Curupira tornou-se destaque por suas ações múltiplas em Barbacena/MG, sobretudo voltadas para as questões ambientais e eco artísticas. 2016, especialmente, foi um ano chave, pois a instituição firmou sua abrangência nacional e internacional, fortalecendo núcleos em Campinas/SP e Massachusetts/EUA, além de encerrar projetos de pesquisa importantes no norte de Minas Gerais.
Para 2017 não será diferente. Fortalecidos pela repercussão e qualidade das últimas edições, o 4º Festival de Música Popular Livre e o Festival Nacional de Teatro de Barbacena/Edição 2017 já foram anunciados oficialmente pelo Instituto, e Barbacena já pode se programar para esses dois importantes eventos. Marque na agenda e prestigie:
4º Festival de Música Popular Livre
O Festival de Música Popular de Livre de Barbacena, em sua quarta edição, ocorrerá nos dias 07, 08 e 09 de abril e estará com inscrições abertas a partir de segunda feira, dia 23 de janeiro. O evento tem formato acústico e objetiva valorizar a música nacional, com compositores que tenham musicas autorais em língua brasileira (e suas vertentes). Uma das novidades desse ano é a premiação de R$ 600,00 reais (mais brindes) para melhor canção autoral do festival. O Festival tem sido destaque pela facilidade de acesso por músicos da cidade e até de outros estados, uma vez que basta ter canções de própria autoria (em língua nacional) para concorrer. Interessados em participar poderão enviar e-mail para a curadoria e acessar o edital:
Festival Nacional de Teatro de Barbacena/ Edição 2017
O Festival Nacional de Teatro de Barbacena/ Edição 2017, ocorrerá nos dias 26, 27, 28, 29 e 30 de julho, e promete trazer para nossa cidade dezenas de artistas, produtores e diretores de várias partes do Brasil. Se em 2016, segundo a midia local e regional, o festival foi um marco histórico para a cidade, a diretoria do Instituto Curupira garante que a edição 2017 será ainda melhor. Serão 5 dias de espetáculos de grupos de várias cidades e estados brasileiros, numa grande e importante troca de linguagens, cultura e fortalecimento artístico, de forma acessível para nosso povo e sustentavelmente calcada em princípios eco relacionais fundamentais. Interessados poderão acessar o edital enviando e-mail para
Em entrevista, Delton Mendes, diretor internacional do Instituto Curupira, Talita de Paula e Nágela Khallil, diretoras de núcleo da instituição, falaram um pouco sobre os eventos e a relevância deles para as questões culturais e ambientais da cidade e da região:
“O Instituto Curupira acredita e trabalha com processos alternativos de educação ambiental e vivência ecológica. Compreendemos a arte como um instrumento fundamental de sensibilização e construção de valores sociais e ambientais e, justamente por isso, em Barbacena, trabalhamos tão forte com o incentivo ao acesso à cultura por nosso povo. (...) Os festivais são a parte mais forte dessa nossa linguagem e somente ano passado conseguimos atingir aproximadamente 14mil pessoas de forma direta com eles, e mais de 40 mil de forma indireta, via redes sociais e outras plataformas de comunicação, como rádio e TV. Se todas essas pessoas de alguma maneira perpetuarem um pouco de nossa esperança de mudança de mundo, estaremos satisfeitos.(...) Convidamos nossa população a acompanhar nosso trabalho e incentivar esses eventos, pois são símbolos de liberdade e força para nossa cidade.”
O Instituto Curupira é uma ONG em formato de escola alternativa e não possui nenhuma ligação partidária e nem com qualquer empresa em seu cerne existencial. Foi fundado como instituição formal em 2011, por Delton Mendes, em Barbacena, e hoje atua internacionalmente, sendo grande orgulho para a cidade e região.

