CINEMA: Inscrições abertas para o Primeiro Plano 2019!

Inscrições abertas para Primeiro Plano 2019 - Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades. Saiba mais...

Estão abertas as inscrições para a 18ª edição do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades. Diretores de curtas-metragens podem inscrever seus trabalhos até o dia 23 de agosto, através do site www.primeiroplano.art.br. O evento é dividido em duas mostras, a Regional, voltada para trabalhos desenvolvidos em Juiz de Fora e Zona da Mata; e a Mercocidades, que tem como público-alvo filmes produzidos na América do Sul de diretores estreantes. Ambas as mostras são competitivas, com avaliações feitas por júris especializado e popular. 

O festival acontece entre 4 e 9 de novembro, em Juiz de Fora, e pelo segundo ano consecutivo no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno.

Para participar do festival de cinema Primeiro Plano 2019 na Mostra Competitiva Regional, os interessados devem atender a alguns requisitos. Entre eles, ter filme curta-metragem de cineasta residente em Juiz de Fora e Zona da Mata. Já a Mostra Competitiva Mercocidades tem como público-alvo diretores estreantes de toda a América do Sul.

Para ambas as categorias, os candidatos deverão preencher um formulário online, no site do evento. Poderão concorrer trabalhos realizados a partir de 2018, desde que não tenham como finalidade a divulgação de empresas e/ou instituições. A duração máxima da exibição não poderá passar dos 20 minutos.

O link do curta-metragem, devidamente hospedado em site de compartilhamento e a senha para acesso deverá ser enviado ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

No caso de apresentação do filme em DVD, este deverá ser entregue na Avenida Itamar Franco 728/503 - Centro de Juiz de Fora - CEP 36010-020, até o dia 23 de agosto.

As premiações

Na mostra Mercocidades, os filmes concorrem aos prêmios regulares de um festival. Entre as categorias, estão direção, som, fotografia, montagem, atuação, trilha musical, direção de arte e melhor filme. A avaliação será feita por um júri especializado, além do júri popular, formado pelos espectadores.

A Mostra Regional distribuirá três prêmios: o Melhor Filme pelo júri popular; o Luzes da Cidade - com avaliações dos diretores participantes da Mostra Mercocidades -, com prêmio de R$ 500; e o Incentivo Primeiro Plano, voltado ao melhor curta-metragem desenvolvido por universitários matriculados em instituições de ensino superior de Juiz de Fora. O prêmio para esta categoria é de R$ 9 mil para a realização de um novo filme.

O Festival

O Primeiro Plano 2019 – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades é uma realização do Luzes da Cidade, formado por um grupo de cinéfilos e produtores culturais. O evento tem como objetivo incentivar e dar visibilidade a diretores estreantes da região e da América do Sul.



Imprimir  

 







entre em contato pelo whatsapp