18
18/08/2019

Publicidade

Estudo sobre a história da Publicidade em Barbacena é publicado pela USP

O projeto, financiado pela instituição, pesquisou como a publicidade se desenvolveu na imprensa de Barbacena no Século XIX.  Saiba mais...

001 Unipac Artigo Usp

Na foto, Ricardo Rios, professor da Unipac, e o aluno Márcio Ribeiro, do curso de Comunicação Social.

Um estudo feito no UNIPAC Barbacena foi publicado neste mês pela Revista Anagrama, da USP. O trabalho é fruto do projeto de Iniciação Científica do UNIPAC Barbacena “Um rio que passou por nossa história: os primórdios da publicidade barbacenense no jornal O Parahybuna”, escrito por Márcio Ribeiro e orientado pelo professor Ricardo Rios, do curso de Publicidade e Propaganda. O projeto, financiado pela instituição, pesquisou como a publicidade se desenvolveu na imprensa de Barbacena no Século XIX.  

A revista Anagrama, que é uma das mais importantes da graduação em Comunicação no Brasil, traz em destaque um levantamento sobre a história do início da publicidade em Barbacena, em 1837, no primeiro jornal da cidade, “O Parahybuna”.  

O que mostra o artigo?

A pesquisa mostra que os anúncios em “O Parahybuna” se parecem hoje com os classificados dos jornais. As propagandas ocupavam o final da página 4 do jornal e só continham textos, sem nenhuma ilustração. 
Outra característica das propagandas em Barbacena no Século 19 era a necessidade constante dos proprietários dos estabelecimentos anunciados em sempre mostrar seus nomes. 
Segundo o aluno Márcio Ribeiro, “é possível observar que os proprietários davam tanto valor a seus nomes, que faziam questão em deixar seu nome exposto ao anunciar alguma coisa, transformando-os em uma das questões mais importantes do anúncio, até mesmo em relação aos endereços, como era visto em muitos casos de imóveis”, disse.
Para o professor Ricardo Rios, o artigo é essencial para entender a história da Publicidade em Barbacena: “Este artigo traz vários detalhes de anúncios veiculados no início da imprensa de Barbacena. De estabelecimentos comerciais à busca de escravos, a publicidade traz um importante recorte histórico da sociedade barbacenense do Século 19, permitindo que qualquer pessoa veja como a cidade era há quase 200 anos e perceba a importância da imprensa de Barbacena em contar a nossa história”. 

O artigo está disponível gratuitamente na internet, através do site da Revista Anagrama, o www.revistas.usp.br/anagrama. A Pró-reitoria de Inovação e Desenvolvimento Socioeducacional cumprimenta o Professor Ricardo Rios pela inciativa de mostrar a importância da imprensa no séc. XIX pelos reclames publicitários.

 


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: [email protected]







O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.