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Comer bem: Vai um suco ai?

Natural, integral, refresco, néctar ou polpa: qual a melhor opção? Entenda a diferença entre os tipos de sucos, e tire deles o melhor.

 

NUTRIÇÃO & SAÚDE

Comer Bem: Vai um suco aí?

 

Viviane Oliveira 

 

Com a preocupação de ter uma alimentação mais saudável e cortar refrigerantes do cardápio, a procura por sucos aumentou bastante. Mas será que sabemos fazer esta escolha corretamente?

As opções de bebidas são cada vez maiores e, essa variedade que, diariamente deparamos nas gôndolas dos supermercados ou até mesmo em restaurantes pode acabar confundindo muitas pessoas. Afinal, suco, néctar e refresco não são iguais? Não são todos a base de frutas? Existem várias nomenclaturas diferentes para bebidas não alcoólicas feitas de frutas. As diferenças entre os produtos estão relacionadas à forma de processamento e aos ingredientes contidos em cada tipo de produto, principalmente, a quantidade de polpa de fruta que vem dentro da caixa, da lata ou da garrafa.

O tipo mais comum encontrado nos supermercados não é o suco, mas o néctar de frutas e sendo assim o consumidor deve estar atento às diferenças. Os fabricantes de bebidas só podem chamar de suco os produtos que tiverem cerca de 50% de polpa, a parte comestível da fruta.

Em 2009 essa diferença passou a ser evidente nos rótulos, devido a uma lei que obrigou os fabricantes a destacar no rótulo o que é refresco, néctar, suco etc. Na próxima ida ao supermercado fique de olho nas informações nutricionais dos produtos.

 

Para acertar na hora da compra, confira nossas dicas:

 

Suco Natural

É preparado na hora com a fruta fresca, é a melhor escolha e possui maiores benefícios nutricionais.

 

Suco integral

100% natural, sem adição de água, conservantes e aditivos. Ele é uma ótima alternativa para as pessoas que não têm muito tempo para preparar um suco natural todos os dias, pois já vem pronto. O único ponto negativo é que geralmente é mais caro.

 

Néctar

Néctar o próprio nome já nos remete a algo doce e realmente é. Ele é uma bebida que já vem adoçada, diluída em água potável e pronta para o consumo. O néctar é diferente de suco, pois contém um valor que varia de 20 a 40% de polpa conforme a fruta, sendo o restante, água e açúcar. Normalmente é vendido em caixas e latas.

 

Polpa de fruta

Outra boa opção quando não é possível preparar o suco natural. Pode ser encontrada em porções individuais e geralmente é batida com água ou leite. No processo de congelamento, a fruta perde algumas propriedades nutricionais, mas mesmo assim continua sendo uma opção saudável.

 

Suco concentrado de garrafinha (bebida de fruta)

Tem menos açúcar que o néctar e é mais barato, mas leva muita água, pouca polpa, em torno de 2 a 10% e corantes, aromatizantes e conservantes.

 

Refresco (desidratado)

Ele é conhecido como suco de pozinho e necessita ser diluído em água. Por conter pouquíssima quantidade de polpa de fruta, ele não deveria nem ser chamado de suco, já que é muito artificial. Em questão as propriedades nutricionais, este suco é muito pobre e os hipertensos devem tomar cuidado com o seu consumo, pois contém muito sódio.

 

Suco orgânico

São fabricados com frutas cultivadas sem agrotóxicos. Por não terem conservantes eles têm uma durabilidade menor e geralmente são mais caros.

 

 

Agora que você já conhece a diferença entre sucos, polpas, néctar e refresco é só ficar de olho na próxima ida ao supermercado e escolher a melhor opção para sua saúde. Fique sempre atento às informações nutricionais dos produtos! Opte sempre por produtos mais saudáveis!

 

 

Viviane Oliveira é Nutricionista da Unimed Barbacena


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