16
16/02/2020

Publicidade

Semana Internacional do Café começa na quarta-feira em Belo Horizonte

Principal evento da cadeia produtiva no Brasil conta com extensa programação de cursos, seminários e palestras, além da maior feira do setor. Leia mais...

COMER+BEBER

 

Semana Internacional do Café começa na quarta-feira em Belo Horizonte

Cafezinho

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o Sistema Faemg, a Café Editora, e o Sebrae realizam, de quarta-feira (21/9) até sexta (23/9), a quarta edição da Semana Internacional do Café (SIC 2016).

O principal encontro da cadeia produtiva no Brasil acontecerá no Expominas, em Belo Horizonte. A estimativa é de que essa quarta edição do evento gere em torno de R$ 27 milhões em negócios, valor 8% superior ao registrado no ano passado. São esperados 14 mil visitantes e 165 marcas expositoras.

Durante a SIC, ainda é realizada a maior feira do segmento, o 11º Espaço Café Brasil. Haverá ampla programação de eventos simultâneos, encontros, seminários, cursos, concursos, sessões de cupping (prova de cafés), divididos em três eixos temáticos: Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação, Negócios & Empreendedorismo.

Realizada desde 2013 na capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor.

Neste ano, dois temas ganharão destaque: a sustentabilidade, ponto forte entre os produtores nacionais em todos os níveis (ambiental, econômico e social), e as oportunidades apresentadas no segmento de cafés especiais, uma realidade em todo o mundo. Segundo o secretário da Agricultura, João Cruz Reis Filho, o café tem importância social e econômica enorme, que dispensa comentários.

“Minas Gerais é responsável por 49% dos empregos na agricultura e tem impacto em mais de 500 municípios. O evento mostrará a produção da fazenda até a xícara, o que é muito importante para que nossos cafeicultores saibam o que acontece com o café no mundo e a cadeia de agregação de valor que ocorre. A iniciativa preenche essa lacuna de dar mais autonomia e empoderar o cafeicultor”, afirma o secretário.

Na avaliação do presidente da Faemg, Roberto Simões, o evento tem uma característica fundamental, que é a agregação de toda a cadeia produtiva – desde a produção, passando pelos baristas até o consumidor final, que está cada vez mais exigente. “Hoje o café é uma verdadeira grife, e Minas e o Brasil podem produzir mais e com mais valor agregado, primando pela sustentabilidade.”

 

Espaço Café Brasil

A Semana Internacional do Café 2016 ainda abriga o Espaço Café Brasil, maior feira brasileira do setor, que chega à sua 11ª edição, e o concurso Coffee of the Year Brasil, responsável por eleger o melhor café do país nesta safra.

Além disso, o projeto Café da Semana, que deu início à programação da SIC em 23 de agosto, termina na sexta-feira: 16 cafeterias da cidade apresentam aos clientes cafés cultivados nas cinco grandes regiões produtoras de Minas Gerais (Cerrado Mineiro, Mantiqueira de Minas, Sul de Minas, Matas de Minas e Chapada de Minas) e os diferentes métodos de preparo. 

“O evento ganhou uma pujança enorme, exatamente por reunir todos os elos da cadeia produtiva do café brasileiro. Nosso objetivo é gerar oportunidades para todos no acesso ao mercado, conhecimento e negócios. São mais de 25 eventos paralelos dentro da programação da SIC, bem alinhados ao modelo sustentável desenvolvido no Brasil. Vamos mostrar exemplos e casos de sucesso”, afirma o diretor de Planejamento da Editora Café, Caio Alonso Fontes.

Segundo o superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha, “a SIC é um ambiente para fazer negócios, mas também uma grande vitrine para a cadeia produtiva, especialmente a mineira, em função da posição que a cafeicultura do estado sustenta no país e no cenário mundial. Esperamos que se repita o sucesso enorme de outros anos”.

 

Serviço

Semana Internacional do Café 2016

Data: 21 a 23 de setembro

Horário: das 11h às 20h

Local: Expominas - BH

Programação completa: www.semanainternacionaldocafe.com.br


 

 

Agência Minas

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.barbacenamais.com.br ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do BarbacenaMais estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do BarbacenaMais (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o BarbacenaMais faz na qualidade de seu trabalho.

Ceb 03 


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br







O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.barbacenamais.com.br ou as ferramentas oferecidas na página.
Textos, fotos, artes e vídeos do BarbacenaMais estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do BarbacenaMais (relacionamento@barbacenamais.com.br). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o BarbacenaMais faz na qualidade de seu trabalho.