Tiradentes se prepara para novo turismo

Atualizações de protocolos e projetos virtuais passam a fazer parte da rotina na cidade.

Desde o início da pandemia no Brasil, em março deste ano, a cidade de Tiradentes aderiu ao isolamento social, vendo suas ruas, vielas e belos espaços públicos vazios, bem diferente do cotidiano habitual.

Com o passar das semanas, além das recomendações feitas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), empresários e poder público se uniram elaborando iniciativas para a segurança de tiradentinos e turistas visando a fase pósCovid19 e também formatando ações estratégicas para a sustentabilidade dos empreendimentos.

Uma delas é o projeto Ame Tiradentes. A iniciativa propõe uma série de transmissões ao vivo pelas redes sociais, as chamadas “Lives”. “Convidamos personalidades e artistas que têm um carinho especial pela cidade para participarem conosco e a resposta foi ‘sim’”, conta o co-idealizador do movimento Luiz César Costa, proprietário de restaurante e coordenador de eventos como o Trembier – Festival de Cervejas Especiais e o Vinho&Jazz.

Ele conta que o objetivo é captar recursos a fim de estruturar Tiradentes por meio de, por exemplo, totens de álcool gel acionados com o pé, testes de Covid-19, máscaras, além de compras de cestas básicas para as famílias carentes.

A estreia aconteceu no dia 12 de junho quando Luiz César falou virtualmente com Nicette Bruno e Beth Goulart em um agradável bate-papo por meio do perfil no Instagram @ametiradentes enquanto aguardavam o pôr-do-sol com vista para a igreja Matriz de Santo Antônio.

Em seguida, no dia 21, a conversa foi com a querida digital influencer Bella Falconi e, no último domingo (05), Dia da Gastronomia Mineira, a prosa foi com o chef Leonardo Paixão, e visita pelo Museu da Liturgia.

As próximas edições já estão agendadas apresentando uma proposta ainda mais arrojada, com transmissões semanais trazendo conteúdo de música, gastronomia e cultura, sempre com convidados da região e também de reconhecimento nacional.

“Serão cinco transmissões, sempre aos domingos, começando já no dia 12 de julho com apoio do Sesc em Minas, Senac, Associação Empresarial de Tiradentes, Prefeitura Municipal, Circuito Trilha dos Inconfidentes, Apae, Abrigo Tiradentes e Fecomércio São João Del Rei”, conta Luiz César (confira a programação completa abaixo).

Em cada ocasião, serão divulgadas previamente as listas de ingredientes das receitas via redes sociais @ametiradentes. “Será um grande prazer ter o público acompanhando e também cozinhando junto conosco”, diz Rafael Pires, chef do Mia Confeitaria e Restaurante. Durante as transmissões, estará visível na tela um QR Code para que as pessoas possam contribuir com o programa Mesa Brasil Sesc, de combate à insegurança alimentar e ao desperdício.

Além do projeto Ame Tiradentes, todos os empresários dos segmentos de hotelaria, gastronomia, comércio e serviços participaram de capacitações virtuais com especialistas de áreas diversas para a apresentação de novos protocolos de atendimento, informação e atualização sobre o Covid19.

Apenas após passarem por esse processo os responsáveis pelos empreendimentos da cidade poderão obter uma nova autorização de funcionamento, chamado de Alvará Covid. Por enquanto, as atividades continuam suspensas aos turistas. É esperado que possamos retomar em uma data futura, porém breve, com segurança para todos.

APOIO CULTURAL DO SESC EM MINAS

A curadoria da programação cultural do Ame Tiradentes foi feita em conjunto pela organização do projeto e o Sesc em Minas, que já vem apoiando diversas iniciativas que visam amenizar os impactos socias, culturais e econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus.

“A cidade de Tiradentes cumpre importante papel na difusão cultural em Minas Gerais, e acolhe, com o apoio do Sesc em Minas, realizações muito relevantes, como a Mostra de Cinema e Festival Gastronômico”, ressalta Janaína Cunha, Gerente de Cultura do Sesc em Minas. Para ela, a pandemia está obrigando o setor cultural a se reinventar, tanto na capital quanto no interior de Minas Gerais. “A pandemia afetou fortemente o setor cultural e sua cadeia produtiva. Neste momento, é fundamental repensar uma nova forma de produzir arte e cultura, pensando nos impactos da difusão por meio digital e com atenção ao envolvimento do público no ambiente virtual”, comenta.

Janaína também destaca a importância da participação do Mesa Brasil no projeto. “Durante a pandemia, o programa Mesa Brasil Sesc tornou-se ainda mais essencial. Todo apoio é importante e a hora é de união entre todos os setores da sociedade. Por isso mesmo o apoio ao Ame Tiradentes representa uma soma de esforços, tanto para promover o fomento e a difusão do trabalho artístico, proporcionando momentos de entretenimento, como de cidadania, com a arrecadação de doações para famílias em situação de vulnerabilidade social”, conclui.

Programação Lives Ame Tiradentes

Live 1 – Carnes

12/07 – 16h/17h

Apresentação: Marcos Veras ou Luiz César

Música: Banda Lurex (Cover Queen), Banda John Clay

Gastronomia: Mauro César – Chef Senac

Live 2 – Fusão Gastronômica

19/07 – 16h/17h

Apresentação: Luiz César Costa

Música: Sérgio Loroza

Gastronomia: Ricardo Martins (Uai Thai)

Live 3 – Culinária Mineira Raiz

26/07 – 16h/17h

Apresentação: Luiz César Costa

Música: Gabriel Sater

Gastronomia: Beth Beltrão

Live 4 – Defumados

02/08 – 16h/17h

Apresentação: Luiz César Costa

Música: Wilson Simoninha

Gastronomia: Rafael Pires (Mia Confeitaria e Restaurante)

Live 5 – Culinária Contemporânea

09/08 – 16h/17h

Apresentação: Luiz César Costa

Música: Fernando Anitelli (Teatro Mágico)

Gastronomia: a confirmar e Mauro César (Senac)


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: