A nutricionista da Unimed Barbacena Viviane Oliveira nos fala sobre o congelamento de alimentos e nos dá dicas incríveis para agilizar o nosso dia-a-dia e garantir uma alimentação saudável e variada. LEIA MAIS...
ALIMENTAÇÃO
Congele sem culpa
Viviane Oliveira
Nutricionista da Unimed Barbacena
Tente imaginar a vida sem geladeira. Não poder armazenar alimentos e refeições prontas atrasaria muito o cotidiano já tão atribulado. Preparar os alimentos para serem guardados no freezer vai exigir algumas horas de trabalho, porém valerá o esforço. Ter a comida pronta ajuda a evitar fast-food e guloseimas. Além disso, você não perderá tempo preparando cada refeição, bastará aquecê-las. O congelamento ajuda a evitar a proliferação de microorganismos fazendo os produtos durarem mais.
Confira algumas dicas:
- Observe as embalagens ao congelar os alimentos - Recomenda-se não congelar nada em latas ou embalagens de isopor. As latas oxidam e o sabor do alimento é alterado, ficando desagradável. Já no isopor o alimento pode grudar, dificultando sua retirada. As embalagens de plástico ou vidro congelam melhor.
- Veja a temperatura dos alimentos – Quanto mais rápido você colocar o alimento no congelador, melhor. Porém, evite colocar alimento muito quente. Deixe-o esfriar um pouco em uma temperatura que, se colocado na mão, não queime a pele.
- Se você vai preparar uma grande quantidade de alimentos para congelar, procure ajustar, com mais ou menor 12 horas de antecedência, a temperatura do congelador para o nível mais baixo possível. No dia seguinte, quando colocar os alimentos no congelador, deixe-os nessa temperatura por mais 24 horas, e então, sim, você ajusta para a temperatura utilizada normalmente.
- Para congelar verduras oufrutas, como de costume, lave-as. Corte as partes que não serão utilizadas e, em uma panela com água quente (ferva a água e apague o fogo), mergulhe as verduras por cerca de dois minutos. Em seguida, passe-as em água fria. Esse processo de choque térmico diminuirá a chance de haver microorganismos nocivos e manterá a cor dos alimentos por mais tempo.
Porém, tenha em mente que, após congeladas, as frutas tendem a perder a textura original. Por isso, é melhor consumir em forma de sucos.
- Na hora do armazenamento, tenha em mente que os alimentos dilatam quando congelados, principalmente os líquidos e pastosos. Por esse motivo, nunca encha as vasilhas até a borda. Sempre deixe um espaço para evitar que a tampa se dilate ou estoure dentro do congelador.
- Evite descongelar os alimentos em temperatura ambiente. Prefira a retirada do congelador um dia antes e os coloque na geladeira para consumir no dia seguinte ou se precisar imediatamente descongelar o alimento, coloque-o no micro-ondas no modo “descongelar”.
- Uma vez descongelado o alimento, nunca o recongele. Isso pode criar bactérias, estraga-lo a perder todos os nutrientes e a textura.
FONTE:Revista Vida e Saúde - Agosto 2015