No Dia Nacional da Pizza restaurante Gino´s Il Candelabro celebra os 60 anos da pizza em Barbacena com promoção

 No Dia da Pizza, conheça um pouco sobre a história desta delícia culinária, e saiba como os barbacenenses aprenderam a apreciar uma legítima pizza italiana. 

 

O Dia da Pizza é comemorado desde 1985, e a data passou a ser festejada a partir de São Paulo.Ela foi instituída pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, ex-ministro do Turismo, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de pizza de mussarela e Margherita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração da redonda. E a ideia pegou no país inteiro que passou a festejar todo dia 10 de julho o Dia da Pizza.

A história da pizza começa na Roma de César, antes da Era Cristã. Conta-se que os nobres desta época comiam o pão de Abraão, uma massa de farinha, água e sal que vai ao forno bem forte. A ele eram acrescidos ervas e alho. Essa mistura era chamada de Piscea.

A variação das coberturas foi se amadurecendo com o passar dos anos, até que o tomate chegou à Europa trazido por Cristóvão Colombo e daí para frente o pomodoro foi incorporado totalmente à receita. Houve época em que essa iguaria era comida no café da manhã e vendida por ambulantes.

Um dos sabores mais tradicionais da delícia é a Margherita, que foi criada em 1889 para comemorar a unificação da Itália. Ela foi batizada em homenagem à rainha Margherita e recebeu ingredientes que dessem à pizza as cores da bandeira italiana.

Muitos historiadores, no entanto, acreditam que a origem da pizza não esteja na Itália, mas sim entre os antigos povos egípcios, hebreus e até chineses. Estudos indicam que há mais de seis mil anos, hebreus e egípcios já produziam pães que tinham como base a receita da pizza contemporânea.

A CHEGADA DA PIZZA A BARBACENA

Foi pelas mãos do italiano Giacinto Calvi que a pizza chegou a Barbacena. Vindo da Itália atrás da mulher de sua vida, a barbacenense Elge Piacesi, Gino - como se tornou conhecido - chegou a Barbacena em meados dos anos 50, e em junho de 1957 inaugurou o Bar e Pizzeria Gino´s, quando apresentou à cidade a primeira e legítima pizza com receita italiana produzida aqui. Logo logo a pizza se tornou queridinha dentre a sociedade da cidade, e de moda passou a ser tradição na cidade.

De lá para cá, o empreendimento cresceu e se tornou o restaurante Gino´s Il Candelabro que se firmou no gosto de várias gerações, sempre com a mesma receita de Gino Calvi, fazendo com que a tradicional pizza nos moldes italianos seja servida até hoje com os mesmos sabores e aromas de 60 anos atrás.

Para festejar a data, o restaurante está com promoção especial nesta terça-feira com 30% de desconto em todas as pizzas do Gino´s Il Candelabro. Maiores informações pelo (32) 3331-6075.

VEJA TAMBÉM:

Alunos de Enfermagem participam de Arraiá da Saudade

Festa Junina movimenta Casa do Velho Amigo

Adolescente pega carro escondido da mãe, bate em caminhão e capota na Rodovia MG-448



Imprimir  

 







entre em contato pelo whatsapp