Confira sete cursos na área da educação para se fazer nas férias

Ambiente de formação oferece aulas on-line para professores, gestores escolares e de organizações da sociedade civil e técnicos de secretarias de educação. Inscrições estão abertas! Saiba +

A formação continuada na área da educação vai além do crescimento individual e assegura um ensino de mais qualidade aos estudantes. Nessas férias, os profissionais do setor podem recorrer às plataformas de formação continuada para se aperfeiçoarem. O Itaú Social, por exemplo, mantém o ambiente de formação chamado Polo (www.polo.org.br), que oferece cursos gratuitos e chancelados para professores, gestores escolares e de organizações da sociedade civil (OSCs) e técnicos de secretarias de educação. Os conteúdos estão disponíveis em quatro Percursos Formativos: Gestão Pedagógica; Gestão Operacional; Leitura, Escrita e Matemática e Monitoramento e Avaliação. Confira sete cursos on-line com inscrições abertas:

Avaliação e Aprendizagem: Os gestores públicos e escolares que buscam entender melhor os indicadores usados para avaliar a aprendizagem dos alunos podem se inscrever nesse curso, realizado em parceria com a Comunidade Educativa - CEDAC. Entre os assuntos abordados estão a avaliação da qualidade da educação, avaliações externas e indicadores educacionais. A carga horária é de 24 horas.

Infâncias e Leituras: Com inscrições abertas até o dia 07 de fevereiro, o curso oferecido em parceria com o Laboratório Emília de Formação incentiva práticas de leitura do adulto para e com a criança, como oportunidade de fortalecer vínculos e participar ativamente na educação desde a primeira infância. O papel dos mediadores de leitura e a construção de uma biblioteca para a faixa etária de 0 a 6 anos também são abordados. Ao final do curso é possível solicitar um acervo de livros infanto-juvenis, desde que se atenda aos critérios informados.

Projeto Político-Pedagógico para OSCs: Os profissionais das organizações da sociedade civil são capacitados a reconhecer os conceitos, objetivos e características do Projeto Político-Pedagógico. Com isso, é possível desenvolver um planejamento institucional para a qualidade da oferta educativa. Com carga horária de 20 horas, a formação é realizada em parceria com o Centro de Referências em Educação Integral.

BNCC na Educação Infantil: Realizado em parceria com o Instituto Singularidades, o objetivo do curso é apresentar de forma prática as modificações do processo de aprendizagem propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Educação Infantil. Com carga horária de 10 horas, a formação tem linguagem acessível e oferece materiais de apoio no desenvolvimento do planejamento pedagógico.

Planejamento e Estratégia para a Gestão Escolar: Em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o curso tem como objetivo apresentar elementos para a construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico (PPP). Voltadas para gestores escolares, as aulas abordam políticas e programas de educação, gestão da unidade escolar, gestão de pessoas, além de negociação e mediação. A carga horária é de 10 horas.

Liderança e Gestão Participativa na Escola: Também realizado em parceria com a FGV, o conteúdo programático do curso aborda liderança, gerência e desenvolvimento de equipes, negociação e processo decisório e gestão de conflitos. Com carga horária de oito horas, a formação é destinada a gestores públicos e escolares e técnicos de secretarias de educação.

Letramento Matemático na Educação Infantil: Os objetivos do curso, oferecido em parceria com a Nova Escola, são refletir sobre o papel da matemática na Educação Infantil e proporcionar experiências significativas para as crianças, respeitando seu modo de aprender e ser, sem antecipar os processos do Ensino Fundamental. Com carga horária de 10 horas, o cursista tem aulas sobre os campos de experiência e o percurso investigativo da criança, os conceitos-chave para o trabalho com números e sistema de numeração, planejamento de atividades matemáticas, entre outros.


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail:

 






Você vai gostar também



O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.barbacenamais.com.br ou as ferramentas oferecidas na página.
Textos, fotos, artes e vídeos do BarbacenaMais estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do BarbacenaMais (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o BarbacenaMais faz na qualidade de seu trabalho.