26
26/02/2020

Publicidade

Estrada Real | Carimbo no passaporte é atração para turistas no Museu da Loucura

O Museu da Loucura em Barbacena desperta a atenção de viajantes que passam pela cidade e fazem questão de carimbar o passaporte da Estrada Real e registrar a visita ao museu fundado em 1996. SAIBA +

0001 ML Carimbado

Os turistas de São José dos Campos (SP) mostram o passaporte com o carimbo do Museu da Loucura e revelam as surpresas e atrações encontradas na Estrada Real. 

Importante atração na Estrada Real, o Museu da Loucura em Barbacena desperta a atenção de viajantes que passam pela cidade e fazem questão de carimbar o passaporte da Estrada Real e registrar a visita ao museu fundado em 1996, com o objetivo de mostrar a história do Hospital Colônia de Barbacena, uma casa psiquiátrica criada no ano de 1922 para acolher pacientes com transtornos mentais.À época, só existia um hospital psiquiátrico no Brasil, instalado no Rio de Janeiro.

Maior rota turística do país, a Estrada Real reuni quatro caminhos. São mais de 1.630 quilômetros de extensão passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, resgatando as tradições do percurso e valorizando a identidade e belezas da região e para marcar este percurso foi criado o Passaporte Estrada Real, um registro único de todos os passos do viajante pela maior rota turística do Brasil.

O passaporte é gratuito e individual. Para adquiri-lo, é preciso acessar o site www.institutoestradareal.com.br/passaporte e preencher um cadastro. A confirmação da emissão do passaporte é enviada por e-mail. O viajante pode pegar o seu documento em pontos de retiradas que também estão relacionadas no site.

Com acervo composto por textos, fotografias, vídeos, documentos, equipamentos, objetos e instrumentação cirúrgica que relatam a história do tratamento ao portador de sofrimento mental, o Museu da Loucura serve de elo entre a instituição e a sociedade, e tem a expectativa de proporcionar a quebra do estigma contra o portador de sofrimento mental, despertando reflexões sobre as fronteiras entre a loucura e a razão.

O Museu da Loucura registrou a presença de mais de 22 mil visitantes de todo o país e turistas estrangeiros no ano de 2019 que revelam emoção durante as visitas guiadas.

SERVIÇO

Museu da Loucura em Barbacena

Avenida 14 de Agosto, s/nº, Bairro Floresta, Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena (CHPB)

Entrada Gratuita

Funcionamento: todos os dias, das 8h às 18h

Telefone: (32) 3339 - 1611

0001 ML Museu Da Loucura

O Museu da Loucura serve de elo entre a instituição e a sociedade, e tem a expectativa de proporcionar a quebra do estigma contra o portador de doença mental

0001 ML Carimbando

Após a visita ao museu os turistas têm seus passaportes carimbados.

0001 ML Instrumentao

Instrumentos usados para fazer a lobotomia dos pacientes do Hospital Colônia

0001 ML Uniformes

Uniformes usados pelos paciente do Hospital Colônia

0001 ML Cela

A última cela, desativada em 1993, pode ser vista no Museu da Loucura.


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br







O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.barbacenamais.com.br ou as ferramentas oferecidas na página.
Textos, fotos, artes e vídeos do BarbacenaMais estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do BarbacenaMais (relacionamento@barbacenamais.com.br). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o BarbacenaMais faz na qualidade de seu trabalho.