5 ideias para ser criativo com as férias escolares de seu filho

Viagem + Lazer

O período pode ser um momento para toda a família se reunir e pensar em atividades diferentes da rotina escolar. Saiba +

Todos os anos, pais precisam se reinventar para tornarem as férias de seus filhos agradáveis e proveitosas. Atividades em casa, passeios na cidade ou até mesmo viagens são os caminhos mais pensados na hora de diversificar a rotina das crianças e dos adolescentes. A coordenadora do Ensino Infantil da Escola Viva, Daniela Munerato, explica que, no caso dos mais novos, o convívio e as experiências junto à família ou amigos são as relações mais importantes. As situações propostas podem ser simples, vale contar com criatividade. "As principais funções das férias escolares são recarregar as energias e preparar os alunos para uma nova etapa. Quando eles terminam o ano, encerram um ciclo e as crianças entendem que elas estão prontas para viver outras experiências. As férias surgem como esse tempo para elas se prepararem para essas mudanças ou continuidades", explica Daniela.

Quando o assunto são os pré-adolescentes e adolescentes, Adriano de Almeida, coordenador do 6º ao 9º ano da Escola Viva, reforça o cuidado e a importância dos pais e responsáveis supervisionarem principalmente o uso de aparelhos eletrônicos. Desta forma, uma maneira de diminuir o contato com o videogame e o celular, por exemplo, é sugerir o convívio com pessoas que são da escolha dos adolescentes. "Muitas vezes familiares e amigos de proximidade, que não são necessariamente colegas da escola", sugere Adriano. A seguir, os coordenadores elaboraram 5 dicas que podem guiar a família na hora de selecionar atividades e ideias criativas para crianças e adolescentes aproveitarem as férias escolares. Confira:

CRIE UMA LISTA DE DESEJOS

O ideal é escutar as crianças e perguntar o que elas gostariam de fazer durante o período. É interessante também convidá-las para fazer um calendário de atividades. "Essa organização do tempo é boa para eles entenderem quando começam as férias e quando vai se aproximando o período das aulas. A rotina do sono, por exemplo, tem que voltar a ser como antes e é preciso começar a pensar no que levar para a escola, planejando o retorno. Isso também é uma preparação", explica Daniela.

BUSQUE SITUAÇÕES SIMPLES QUE POSSAM VIRAR MEMÓRIAS

É importante que as crianças vivam experiências que se tornem memórias. Para Daniela, não é preciso uma viagem: uma maneira simples é buscar situações comuns, mas que ofereçam possibilidades de lembranças. "Não tem problema a família não viajar, mas dá para pegar o livro de receita da avó e, por exemplo, contar histórias de uma receita da família, fazendo junto com seu filho", sugere.

AMPLIE CONHECIMENTO DE MUNDO

Ir para parques, museus e lugares onde é possível observar outras pessoas pode ser uma alternativa. Mas para dias em que todos estão em casa, é possível pensar em atividades prazerosas e que envolvam toda a família. Adriano dá a dica: "É possível, de uma maneira despojada, que uma um membro da família use algo que ache interessante como um filme ou um livro e faça essa leitura ou exibição de maneira compartilhada a estimular um debate ou conversa para a família toda.

VALORIZE O ÓCIO

É importante que as crianças tenham momentos de descanso, mas ambos os coordenadores afirmam que o período de férias não significa ausência de rotina. Para os menores, Daniela fala sobre a importância de evitar mudanças drásticas no sono, pois isso pode causar um desconforto físico e até um estresse desnecessário na criança. Já para os mais velhos, Adriano reforça a atenção dos pais em relação ao uso dos aparelhos eletrônicos e incentiva que toda a família se comprometa ao uso saudável e não prolongado de celulares, computadores, videogames e televisores.

DESENVOLVA AUTONOMIA DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES

Esse tempo pode ser utilizado para desenvolver a autonomia das crianças e dos adolescentes. Para quem for viajar é interessante incentivar os filhos a ajudarem a arrumar a própria mala ou até mesmo no caso dos maiores fazerem sozinhos. Se for ficar em casa, deixar uma tarefa, por exemplo, pedir para ajudar a montar a mesa. "Às vezes no dia a dia os pais fazem muito pelas crianças, mas nas férias a gente pode aproveitar para olhar, para conversar e para também fazer com que as crianças avancem um pouquinho nesse sentido, dentro da possibilidade de cada idade", indica Daniela.

ESCOLA VIVA (www.escolaviva.com.br)

Fundada há mais de 40 anos, na Vila Olímpia (SP), a Escola Viva é um espaço de aprendizagem referência na formação de alunos por meio do estímulo do pensamento crítico e da autonomia para construir suas próprias trajetórias. Enquanto os ensinos Infantil e Fundamental prezam pela formação integral e pelo desenvolvimento dos aspectos socioafetivos, o Ensino Médio promove a continuidade desse processo ao se aliar com práticas multidisciplinares que envolvem desde empreendedorismo até responsabilidade socioambiental, formando jovens preparados para os desafios do século XXI.

Imprimir

 





Nos siga noGoogle News