fbpx

Coluna | Li aqui e ali, como Cristovam Abranches - Edição de 24 de julho de 2021

As notícias da semana pinceladas nos recortes de Cristovam Abranches. Leia!

LI AQUI E ALI 

Cristovam Abranches

Li na Super Interessante. Leonardo  Da Vinci não se casou e nem teve filhos. Mas os pais dele garantiram que o DNA da família fosse passado para frente: seu pai, Ser Piero, um notário florentino, teve outros 17 filhos. Já a mãe, uma jovem camponesa chamada Caterina di Meo Lippi, contribuiu com outros cinco. Em resumo, da Vinci tinha 22 meios-irmãos.

Os historiadores italianos Alessandro Vezzosi e Agnese Sabato passaram boa parte dos últimos anos organizando a árvore genealógica do pintor. A dupla foi capaz de traçar 690 anos de história, passando por 21 gerações da família. E, para a surpresa de muitos, encontraram agora 14 pessoas vivas que possuem parentesco com da Vinci. O estudo foi publicado na revista científica Journal of Human Evolution.

Apesar de alguns dos descendentes ainda carregarem o sobrenome da família, apenas um tinha conhecimento de suas origens. Os novos parentes possuem idades entre 1 e 85 anos, vivem em municípios próximos da comuna de Vinci, na Toscana, e possuem empregos comuns, como de escriturários e artesãos. Um dos descendentes, um homem de 62 anos chamado Geovanni Vinci, também é artista, mas foi modesto e afirmou ao jornal britânico London Evening Standard não ter "nada em comum com Leonardo".

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

Na tarde da quarta-feira dia 14,  o quadro Hora Venenosa, do Balanço Geral, comandado por Reinaldo Gottino, Fabíola Reipert e Renato Lombardi, na Record, venceu a Globo, ficando em primeiro lugar na audiência.

No ar das 14h53 até 15h20, a atração marcou uma média de 9,2 pontos, ficando à frente do Jornal Hoje e da Sessão da Tarde, que marcaram 8,3 pontos. Vale lembrar que na última terça-feira (13), a Hora Venenosa abriu uma vantagem ainda maior em relação aos concorrentes como a Globo e SBT. O quadro ficou com média de 9,4 pontos, enquanto a emissora carioca marcou apenas 7,4.

As médias são baseadas na audiência da Grande São Paulo.

x-x-x-x-x-x-x-x

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou proposta que estabelece regras para o parcelamento e a cobrança das multas de trânsito pelos órgãos e entidades executivos de trânsito e executivos rodoviários.Os deputados aprovaram o substitutivo do relator, deputado Rodrigo Coelho (PSB-SC).O texto inclui no Código de Trânsito Brasileiro a autorização para o parcelamento de multas de trânsito por órgãos e entidades executivos de trânsito, que também terão o direito de estabelecer os meios de cobrança mais efetivos.Se o veículo for registrado em local diferente da infração, o parcelamento poderá ser feito mediante convênio entre os diferentes órgãos governamentais, o que hoje não é permitido.Além disso, apenas o pagamento da primeira parcela será suficiente para que o motorista regularize a sua situação para emissão do Certificado de Registro e do Certificado de Licenciamento Anual, a não ser que haja outro impedimento.

x-x-x-x-x-x-x-x

Apesar de ainda não terem começado, os Jogos Olímpicos já estão sendo motivo de dor de cabeça na TV Globo. De acordo com o colunista Flávio Ricco, do portal R7, o repórter cinematográfico Mikael Fox voltou do Japão às pressas e foi demitido após ser acusado de assédio por duas integrantes da equipe. Segundo Ricco, a situação aconteceu durante o período de isolamento obrigatório que os jornalistas fizeram assim que desembarcaram no país. No hotel, teria acontecido uma confraternização no quarto de um dos integrantes da equipe, e nela o cinegrafista teria se excedido.As produtoras então entraram em contato com a diretoria da emissora para denunciar a atitude do ex-colega. Numa tentativa de abafar o caso, Mikael foi trazido imediatamente ao Brasil e demitido do seu posto, o qual ocupava havia mais de 14 anos.

x-x-x-x-x-x-x-x

Esta é do portal Só Notícias Boas. Um grande salve para a tecnologia do nosso país! Uma brasileira desenvolveu um projeto de biotecido que vai reduzir os testes dermatológicos em animais e, até mesmo, em humanos.Chamada de Organa Kypséli, a ideia é uma "alternativa aos testes de animais para avaliações de segurança toxicológica de cosméticos", como explica a criadora, Solange Rodrigues, de 34 anos.A partir de uma bioimpressora, é possível ter um tecido muito similar ao natural, mas que "mimetiza diversos tons de pele, dispensa o uso de animais em testes e reduz cobaias humanas".

.x.x.x.x.x.x.x.x. 

Li no portal do JB que o  padre italiano Lino Allegri, 82 anos, pároco da igreja Nossa Senhora da Paz, sofreu ataques de bolsonaristas em duas missas realizadas em sua comunidade por lamentar a morte de mais de 500 mil brasileiros durante a pandemia de Covid-19 e a falta de gestão do presidente Jair Bolsonaro na crise sanitária.O episódio mais recente ocorreu no fim de semana por um homem que gritava que ele "havia transformado o altar em palanque político". No início do mês, um grupo de oito pessoas também hostilizou o religioso.Allegri, que também atua na Pastoral da Rua, deve entrar no Programa Estadual de Proteção aos Defensores e Defensoras de Direitos Humanos (PPDDH) após pedido da Defensoria Pública e do Ministério Público do Ceará (MPCE).

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

 


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail:

 







 

entre em contato pelo whatsapp