Solar dos Andradas entra no roteiro de projeto cultural de visitas guiadas



Casarão de mais de 250 anos passa a receber visitas didáticas em roteiro cultural do Ponto de Cultura Sétimo Degrau

 

Quem estava no centro da cidade na tarde de quinta-feira, dia 13, presenciou um movimento diferente num dos mais importantes imóveis da história de Barbacena, que compõe junto com a Matriz da Piedade e o prédio do Palácio da Revolução Liberal os últimos exemplares do antigo patrimônio arquitetônico. Depois de quinze anos e mais de 350 roteiros culturais pelo centro histórico da cidade, o Solar dos Andradas, tombado pelo IPHAN como patrimônio cultural nacional, passou a integrar o projeto Visita Guiada ao Patrimônio Cultural de Barbacena, idealizado e realizado pelo Ponto de Cultura Sétimo Degrau, que foi iniciado em 2010. A ideia da família Andrada é que o imóvel, completamente revitalizado, inclusive com seu mobiliário original, mesmo ainda como residência possa ser acessível também para visitas didáticas programadas.

A primeira visita pedagógica ao imóvel, datado do início do século XVIII, teve a participação de alunos e professores da Escola Municipal Crispim Jacques Bias Fortes, do distrito de São Sebastião dos Torres, e foi coordenada pelos arquitetos Sérgio Cardoso Ayres e Letícia Bispo do Nascimento, com a participação do historiador Edson Brandão, como convidado do Instituto Histórico e Geográfico.  O destaque da visita foi a participação do ex-prefeito Martim Andrada, que representou a família e relatou aos estudantes e professores particularidades do dia a dia do Solar, desde o século XVIII. Além dos alunos conhecerem desde o escritório político do andar térreo, que abrigou reuniões políticas de dimensão nacional, com nomes de políticos da família Andrada e do cenário regional, estadual e nacional, eles puderam conhecer alguns cômodos do segundo andar, que guarda móveis seculares. Para concluir a visita, eles realizaram um lanche no espaço externo do imóvel.

“A iniciativa da família Andrada em permitir que o casarão receba visitações agendadas cria na cidade um novo e, talvez, o mais significativo espaço da memória política e arquitetônica de nossa região”, disse o arquiteto Sérgio Cardoso Ayres, presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Borda do Campo e Cercanias, ressaltando que o projeto ainda está no início, mas que já existe cerca de dez novas visitas já agendadas ao longo das próximas semanas. “O roteiro cultural pelo centro histórico da cidade, que é financiado pela Associação Regional de Proteção Ambiental, a ARPA, entidade que tem como referência a 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Barbacena, passa a ter no Solar um de seus maiores atrativos culturais”, finalizou.

As visitas ao circuito histórico de Barbacena, incluindo o Solar do Andradas são agendadas pela plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/visita-pedagogica-guiada-ao-patrimonio-cultural-de-barbacena-2025/2834605) e as vagas são limitadas.

  Imagens gentilmente cedidas por Idinando Borges e Eric Terzi

 

LEIA TAMBÉM:

Siga o BarbacenaMais no Instagram X Facebook


Imprimir