ÔZé Editora lança livro com texto poético do ator Lido Loschi, do Grupo Ponto de Partida, com a temática da memória

O coração de plástico é um livro de recordações: dos dias felizes, da varanda do avô, do imenso coração da tia, onde cabiam todos e tudo, das abelhas e borboletas que eram crias da tia.

O coração de plástico é um livro de recordações: dos dias felizes, da varanda do avô, do imenso coração da tia, onde cabiam todos e tudo, das abelhas e borboletas que eram crias da tia. É um retrato de família na estante de casa, em que as lembranças se juntam ao vento. É uma história que fala de dúvidas, sonhos, espera... E, sobretudo, de amor. 

O autor, Lido Loschi, elabora um texto inspirado nas lembranças de sua tia e das tias que tivemos, e dos tios e tias que somos. Das conversas de criança ao cheiro de bolo fofinho, do chá de funcho, das balas e do pessegueiro, nasce uma trama poética, intensa e arrebatadora. 

As ilustrações de Anita Prades exploram com poesia e delicadeza a imaginação infantil que se revela nos diálogos entre os sobrinhos, em suas curiosas especulações sobre como seria o coração de plástico. Em uma sequência visual que combina predominantemente as cores azul e cinza, os detalhes em vermelho sugerem a onipresença do coração da tia no cotidiano das crianças. 

O projeto gráfico de Raquel Matsushita amplia o conceito artístico, ao trabalhar junto com a ilustradora em uma identidade visual que incorpora os traçados do miolo do livro com a delicadeza da escrita do autor, trazendo fluidez à obra. 

O lançamento do livro será em uma live, no dia 15 de dezembro, às 20 horas, na página do Facebook da ÔZé Editora, com a participação de Lido Loschi, Anita Prades e terá como convidada Júlia Medeiros, amiga do autor, também do Grupo Ponto de Partida e autora do premiado livro A Avó Amarela. A mediação do encontro será de Cris Rogério, jornalista e coordenadora do curso “O livro para a infância”, d’A Casa Tombada.

Sobre o autor

Lido Loschi é ator do Grupo Ponto de Partida. Letrista, participou da trilha sonora de vários espetáculos do grupo: Pra Nhá Terra, A vaquinha Lelé, Par, Roda que rola e Presente de vô. Fez também parcerias com Pablo Bertola para o CD O menino e o poeta. Em 2019, lançou seu primeiro livro: Onde davam esses trilhos. O coração de plástico é seu primeiro livro infantojuvenil, lançado em 2020 pela ÔZé Editora.

Sobre a ilustradora

Anita Prades é ilustradora, escritora, atriz e Mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Unesp. Ilustrou diversos livros, como Cadê o pintinho? e Os incomodados que se mudem, ambos de autoria de Márcia Leite (Editora Pulo do Gato), Fábulas de La Fontaine, de Fernanda Lopes de Almeida (Editora Melhoramentos), e Alberta e o pássaro azul, de Cristina Mutarelli (Editora Terceiro Nome). Em 2020, lançou Fio de rio (Selo Emília), seu primeiro livro autoral.

 

Ficha técnica

Título: O coração de plástico

Autor: Lido Loschi

Ilustradora: Anita Prades

Formato: 20x22 cm

Acabamento: brochura

Páginas: 40


Imprimir  

 







entre em contato pelo whatsapp