“Festival Fartura Gastronomia Do Brasil” será realizado simultaneamente em todas as regiões do país, de 11 a 13 de dezembro

Confirmando sua brasilidade e a riqueza da gastronomia, evento inédito tem ações online e presenciais em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Fortaleza, Belém e porto Alegre.

-A chef Helena Rizzo ministrará aula ao vivo na edição online do Festival Fartura (foto: Divulgação)

Inovar se superar sempre estiveram no DNA do Projeto Fartura – Gastronomia do Brasil. Em 2020, essas características foram ainda mais necessárias e comprovadas. Depois do Festival Fartura Digital Belo Horizonte – o primeiro neste formato no país, e do Festival Cultura e Gastronomia Pró-Tiradentes, também inédito, a plataforma realiza, nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, o Festival Fartura Gastronomia Du Brasil.

Pela primeira vez, o Festival Fartura acontece de forma simultânea em todas as regiões brasileiras, com ações presenciais em restaurantes. E conta com chefs, ingredientes, produtos e produtores do Brasil inteiro. O evento tem, ainda, mais de 50 horas de conteúdo online entre dicas, receitas, lives de empreendedorismo, shows de música e teatro.

Nesta edição, serão trabalhadas, de forma ainda mais ampla, a essência e as características principais da Plataforma: a brasilidade e a fartura da gastronomia brasileira, demonstradas por meio do caminho dos ingredientes “da origem ao prato”. Além de cuidado e atenção, seguindo todos os protocolos em relação ao covid-19.

“Este será um grande marco para o projeto que, em um ano de pandemia mundial, conseguiu estar presente no Brasil inteiro, criar conexões reais entre todas as pontas da cadeia gastronômica e levar isso ao público. Seja em forma de conhecimento, seja por meio de experiência”, explica Rodrigo Ferraz, diretor geral da Plataforma Fartura.

 

MENU DU BRASIL

Antes do evento, 30 chefs de todas as regiões brasileiras se encontraram em Belo Horizonte e formaram duplas para desenvolver um menu a quatro mãos. Durante o Festival, de 11 a 13/12, quem estiver em BH, São Paulo, Brasília, Fortaleza, Belém e Porto Alegre poderá experimentar, no restaurante de cada chef participante, o menu criado anteriormente. Os pratos também poderão ser entregues por delivery, de acordo com a disponibilidade do restaurante. São eles:

  • Rodrigo Oliveira (SP) e Thiago Castanho (PA);
  • Janaína Rueda (SP) e Flávio Trombino (MG);
  • Morena Leite (SP) e Vico Crocco (RS);
  • Saulo Jennings (PA) e Caio Soter (MG);
  • Matheus Paratella (MG) e Ronny Peterson (DF);
  • Caetano Sobrinho (MG) e Eduardo Campelo (CE);
  • Marise Rache (MG) e Marcelo Gonçalves (RS);
  • Paulo Anijar (PA) e Thiago Paraíso (DF);
  • Eliana Ferreira (PA) e Ivan Prado (CE);
  • Daniela Martins (PA) e Marcelo Schambeck (RS);
  • Diego Badra (DF) e Marco Gil (CE);
  • Rosario Tessier (DF) e Natalia Tussi (RS);
  • Marcelo Petrarca (DF) e Mara Salles (SP);
  • Felipe Viana (CE) e Carlos Kristensen (RS);
  • Van Régia (CE) e Manuelle Ferraz (SP).

 

Para reforçar o conceito que permeia o projeto – da origem ao prato – foram escolhidos ingredientes típicos de cada cidade, que irão compor os menus dos chefs que a representa. São eles: Belém – mandioca, Brasília – baru, Fortaleza – rapadura, Minas Gerais – jabuticaba; Porto Alegre – azeite e São Paulo – banana. A execução das receitas, realizada em BH, foi registrada para que o público de todo o Brasil possa conferir o conteúdo no site do Projeto Fartura, durante os dias de festival.

 

FARTURA DE AMOR

O projeto Fartura tem a solidariedade como uma de suas grandes características. Por isso, foi criado o Fartura de Amor, quando os chefs se reúnem para cozinhar para quem mais precisa. Esta será a terceira edição e os 30 chefs que estarão reunidos em BH, cozinharão juntos mais de 2 mil refeições que serão doadas à população carente.

 

PROGRAMAÇÃO ONLINE

Durante os três dias de Festival, o site da Plataforma Fartura (farturabrasil.com.br) reúne diversos conteúdos, que contribuem para a cultura gastronômica do público e trazem entretenimento. Confira a seguir a programação:

 

LANÇAMENTO

Para o lançamento do evento, grandes chefs foram convidados. Enquanto Manu Buffara e Beth Brandão preparam um almoço, Thomas Troisgos e Fred Trindade preparam um jantar. O desenvolvimento dos pratos e interação com os chefs, bem como as receitas produzidas, foram registrados e estarão disponíveis em vídeo no site.

 

DICA DO CHEF

Nesta seção, os 30 chefs participantes compartilham conhecimento por meio de dicas úteis e preciosas sobre seu dia a dia na cozinha, além de curiosidades e conceitos gastronômicos.

 

RECEITAS DU BRASIL – DA ORIGEM AO PRATO

Por meio de lives nas redes sociais do Fartura, um chef de cada capital do Brasil ensina uma receita que valorize um produtor local. O produto utilizado estará à venda na Mercearia Fartura. Entre os participantes estão: o paraense e mago da floresta Ofir Oliveira, Mônica Rangel, do Rio de Janeiro; Lia Quinderé, representando Fortaleza; a paulista Ana Luiza Trajano, entre outros.

 

MERCEARIA FARTURA

Desta vez, a Mercearia Fartura também abrange todo o território nacional, com produtos à venda de pequenos produtores de todos os estados brasileiros. Serão 45 produtores, com: queijos artesanais mineiros, farofa de castanha, chambari e buchada, produtos de jabuticaba, café, cacau, cachaças entre outros.

 

EMPREENDEDORISMO GASTRONÔMICO

A gastronomia como negócio também é tema do Festival, com personalidades contando suas experiências e cases de sucesso neste setor em cada capital onde acontece o evento.

 

CULTURA

Para complementar a programação, o evento conta com 18 shows musicais online e seis apresentações teatrais, também contemplando todas as regiões do Brasil.

 

SERVIÇO:

Festival Fartura Gastronomia Du Brasil

Data: 11, 12 e 13 de dezembro

Programação presencial: Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Fortaleza, Belém e Porto Alegre.

Programação online: www.farturabrasil.com.br

OBS.: toda a programação fica disponível no site, que redireciona o conteúdo de acordo com a plataforma (Instagram, Youtube, e-commerce etc.).

Mais informações:

Instagram.com/FarturaBrasil

Facebook.com/FarturaBrasil

 

SOBRE A PLATAFORMA FARTURA – GASTRONOMIA DO BRASIL

 

A Plataforma Fartura – Gastronomia do Brasil tem o objetivo de mapear o caminho do ingrediente, da sua origem até o prato, a fim de disponibilizar conhecimento ao público – em forma de conteúdo e experiência – e criar conexões entre os integrantes dessa cadeia. A Plataforma Fartura consiste em:

 

Expedições Fartura: viagens que já percorreram mais de 79 mil km em todo o território nacional levantando as histórias, personagens, ingredientes e receitas. Foram 276 cidades visitadas e cerca de 650 fontes entrevistadas.

 

Conteúdo gastronômico: o conhecimento é disponibilizado no site e redes sociais, premiados vídeos e livros, programas de rádio e em projetos customizados.

 

Festivais Fartura: a celebração do projeto são os festivais, nos quais há o encontro entre produtores, chefs e estudiosos da gastronomia com o público. Os eventos acontecem em nove cidades: Belém, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte, Conceição do Mato Dentro, Fortaleza e Lisboa. Até 2019, os festivais receberam mais de 850 mil pessoas, que se deliciaram com os mais de 2 milhões de pratos servidos. Além disso, foram 3.300 atividades gastronômicas e 1.265 apresentações culturais. Em 2020, ocorreu a primeira edição do Fartura Digital Belo Horizonte, com uma audiência de 7 milhões de pessoas. E também o Festival Cultura e Gastronomia PRÓ-Tiradentes, com audiência de mais de 6 milhões de pessoas.


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: