Exposição "Cores de Minha Alma" pode ser visitada até o final do mês de novembro
♦ Titulo: Faces de Maria
Técnica: Nanquim e Pastel Seco
Obra: De Maria menina até sua assunção
A galeria de artes do Cafezim, um dos mais interessantes espaços de cultura que vem movimentando a cena barbacenense com exposições de artes plásticas e eventos literários, está com um novo acervo em suas paredes durante o mês de novembro. Trata-se da exposição "Cores de minha alma", da artista plástica Marisa Picinin, com curadoria da artista e professora Maristela Guedes.
A exposição apresenta trabalhos em nanquim, pastel seco e aquarelas, ressaltando alguns períodos de sua jornada como pintora e visitando diferentes técnicas e inspirações.
O público pode visitar a exposição das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, até o final de novembro. O Cafézim é um empreendimento que mistura o charme de uma gastronomia que alia elementos mineiros aos clássicos internacionais oferecendo momentos relaxantes e cheios de personalidade para quem curte uma boa cafeteria. Tem dentre as sócias a escritora e advogada Ana Cristina Rigotti, e vem fazendo a alegria dos intelectuais e apreciadores de artes da cidade e região. Está localizado no bairro Ibiapaba, próximo ao prédio da UPA.
Sobre a artista:
♦ Marisa Picinin é mineira, natural de Barbacena.
A artista plástica Marisa Picinin iniciou suas experiências com a pintura e o desenho de forma empírica e, segundo ela, “cheios de anomalias e falhas”.
Após algum tempo de aulas de Pintura Acadêmica com o professor Anderson Nogueira, iniciou seus estudos no Ateliê/Escola de Desenho Maristela Guedes, onde permanece até hoje com “cadeira cativa”, usufruindo dos ensinamentos do curso e da convivência com colegas igualmente talentosos, sempre aprendendo e alavancando seus conhecimentos, familiarizando-se com diferentes técnicas e estilos de desenho, além de avançados fundamentos artísticos.
Suas técnicas preferidas são o pastel seco, o nanquim e a aquarela. Dificilmente utiliza uma única técnica, pois adora mesclá-las. Atualmente, a artista abraçou a aquarela, trazendo novo significado para os seus trabalhos, com cores vivas e intensas. Segundo Marisa, ela sempre teve fixação por cores. Elas lhe causam sensações e emoções distintas de acordo com suas tonalidades.
Tal como dito na máxima de Van Gogh “Eu acredito que a cor é a alma de uma pintura, eu uso a cor para expressar minha alma”.
Quanto aos temas de suas criações, Marisa nos conta: “uma pequena flor do campo, as cores daquele inseto estranho, o brilho da borboleta, a delicadeza do beija-flor, culturas milenares, a harmonia da natureza, o brilho do sol, o piscar das estrelas e as luas... Tudo é inspiração!”
Sobre a Exposição Cores de minha Alma, ela diz: “esta exposição retrata minha jornada artística ao longo dos anos. Convido todos a compartilharem dessa experiência comigo, a descobrir as cores que refletem minha alma e, quem sabe, ver um pouco de vocês mesmos em cada traço. ”
SERVIÇO:
Período: de 1 a 30 de novembro de 2024
Horário de visitação: 08 às 18h
Galeria do Cafézim - Rua Rubens Metello, 46 - Bairro Ibiapaba - Barbacena - MG