Minas Gerais terá curso de gastronomia que unirá técnicas francesas à tradição do estado

Parceria do UniBH com o Le Cordon Bleu está entre as novidades anunciadas nesta sexta-feira (26/4), na abertura do MTM – Minas Travel Market

Minas Gerais terá curso de gastronomia que unirá técnicas francesas à tradição do estado

Parceria do UniBH com o Le Cordon Bleu está entre as novidades anunciadas nesta sexta-feira (26/4), na abertura do MTM – Minas Travel Market

 

Minas Gerais será sede de um novo curso de gastronomia até 2025, resultado da parceria do UniBH com o Le Cordon Bleu, uma das escolas de culinária mais tradicionais e prestigiadas do mundo.

A informação, antecipada pelo UniBH, foi anunciada nesta sexta-feira (26/4), na primeira edição do MTM – Minas Travel Market, feira de turismo realizada no Minascentro, em Belo Horizonte, e reforça Minas como um dos principais destinos turísticos e de investimentos no Brasil, além de ressaltar as potências culturais e turísticas da Cozinha Mineira.

A novidade coincide com o excelente momento do turismo no estado, que teve a maior atividade turística no país no primeiro bimestre de 2024, com alta de 7,6% em comparação ao mesmo período do ano passado.

O setor em Minas é líder também no desempenho acumulado nos últimos 12 meses, de março de 2023 a fevereiro deste ano, com crescimento (12,6%) superior ao dobro da média nacional (4,9%), segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) analisados pela Fecomércio-MG.

O curso do UniBH terá modelo acadêmico inovador, já seguido por outras instituições do Ecossistema Ânima, com unidades curriculares ministradas em parceria com o Le Cordon Bleu e certificados intermediários, constituindo, assim, uma dupla certificação.

As atividades práticas e presenciais deverão acontecer no campus Buritis. O curso, que deve ser aberto até 2025, unirá as técnicas francesas com a diversidade e a riqueza dos ingredientes brasileiros, especialmente os mineiros.

“É uma honra termos a oportunidade de marcar a chegada em Belo Horizonte do Le Cordon Bleu, em parceria com o UniBH, em um evento tão relevante para a cultura e o turismo mineiros. Celebrar nossa gastronomia a partir de um prisma que une o local ao global é um privilégio para nós”, afirma Pedro Coutinho, diretor do UniBH.

O MTM – Minas Travel Market substitui o antigo Salão do Turismo de Minas Gerais, da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), e acontece até sábado (27/4).

Valorização do patrimônio histórico, música, negócios, literatura e a promoção da Cozinha Mineira também envolvem as ações no estande do Governo do Estado no evento.

Idealizado pelos mesmos criadores do Brazil Travel Market (BTM), uma das maiores feiras de turismo da América Latina, o MTM deve reunir representantes de 19 estados brasileiros e cerca de dois mil profissionais de turismo na capital mineira.

 Protagonismo da Cozinha Mineira

Como sempre acontece nas feiras nacionais e internacionais de turismo, a Cozinha Mineira também será protagonista no MTM e os sabores, aromas e saberes da culinária do estado darão o tom do projeto “Cozinha Viva”.

Nesta sexta, a chef Bernadete, do Norte de Minas, preparou um arroz caldoso com carne de sol na manteiga de garrafa, pequi e farofa crocante de baru. Outra atração do dia, o chef Highlander apresentou um risoto de pinhão com truta espalmada produzidos na Serra da Mantiqueira.

Já no sábado, será vez da Cozinha do Jequitinhonha, com o chef Michel Abras e seu prato “Aconchego de Vó Zarinha” (linguiça caipira ao molho de rapadura e capim santo com requeijão moreno, farofinha de andu verde e arroz de quintal).

Também nesta sexta-feira, em parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), será apresentado o projeto “Patrimônio para Colecionar”.

Trata-se de cartões-postais com um breve resumo dos Cadernos do Patrimônio do Iepha e com um QR code que direciona a baixar gratuitamente os conteúdos.

Os cards ficarão expostos no prédio do Iepha, na Praça da Liberdade, e em outros equipamentos do estado.

Ainda dentro da programação deste primeiro dia do MTM, o jornalista e gestor cultural Afonso Borges, diretor-presidente da Associação Cultural Sempre um Papo, a exemplo do que ocorreu na World Travel Market (WTM) Latin America, em meados deste mês, fala sobre o calendário dos festivais literários de Araxá (19 a 23/6), Paracatu (28/8 a 1/9) e Itabira (30/10 a 3/11).

Em outra atividade no estande, o sommelier de água Rodrigo Rezende irá abordar a diferença existente entre os diversos tipos e como ela pode ser harmonizada com as refeições.

Os músicos Rodrigo Borges e Ian Guedes, que carregam em seus sobrenomes o legado do Clube da Esquina, encerram o dia no estande do Governo de Minas com um show cujo repertório encontra a mineiridade em notas e acordes.

LEIA TAMBÉM:


Imprimir  

 







entre em contato pelo whatsapp