Deixar a criança se sujar melhora a imunidade, diz pesquisador

Para apaziguar o instinto protetor das mães, pais e cuidadores, estudos apontam que nem todas essas preocupações são necessárias e, mais do que isso, apontam que o excesso de higiene pode trazer até malefícios para a saúde dos pequenos. Leia mais...

KIDS+TEENS

Deixar a criança se sujar melhora a imunidade, diz pesquisador

Chupeta que cai no chão e volta direto para a boca. Cachorro que lambe o rosto dos bebês engatinhando. Criança com a mão suja de terra chupando o dedo. Todas essas cenas são comuns da infância. Ainda assim, são preocupações recorrentes dos pais.

Para apaziguar o instinto protetor das mães, pais e cuidadores, estudos apontam que nem todas essas preocupações são necessárias e, mais do que isso, apontam que o excesso de higiene pode trazer até malefícios para a saúde dos pequenos.

O estudo do 'microbioma', ou seja, os micróbios que habitam o nosso corpo, é um campo da ciência que vem explodindo nos últimos anos. A proposta é analisar qual o papel dos micróbios no sistema imunológico e provar como a falta deles pode se associar a problemas como asma, obesidade, diabetes e até autismo.

Emanuel Sarinho, presidente do Departamento Científico de Alergia da Sociedade Brasileira de Pediatria, afirmou, em entrevista ao jornal O Globo, que a recomendação desmedida de antibióticos, por exemplo, também afeta o sistema imune. "Antibiótico só atua contra bactérias, e muitas vezes as crianças têm quadros virais. Esses remédios são maravilhosos, mas seu uso não pode ser banalizado, justamente porque eles matam também as bactérias do bem"

O pesquisador defende que, principalmente nos primeiros anos de vida da criança, é importante deixá-los expostos a certas "sujeiras" para criar respostas imunológicas e desenvolver resistência.

Os micróbios têm um papel importante no sistema imunológico, daí a importância de deixar as crianças se sujarem sem preocupações excessivas, defende o pesquisador.

"Precisamos pensar no que é mais importante na promoção da saúde: nos mantermos afastados dos micróbios ou sermos imunes a eles?", questiona, referindo-se a uma tendência atual no sentido de melhor a resposta imunológica, que é diminuir a prescrição de antibióticos para estimular a imunidade natural das crianças.

Essa exposição aos “micróbios bons” é fundamental durante a primeira infância, argumenta o pesquisador que, além de contar casos e citar pesquisas, defende que a exposição a determinadas sujeiras ajudam a melhorar a microbiota (bactérias, vírus e fungos naturais do organismo) dos filhos.

 

Limpeza x Desenvolvimento

No livro "Let Them Eat Dirt" (em tradução livre, "Deixe as crianças comerem terra"), Brett Finlay, microbiologista da Universidade de British Columbia, no Canadá, defenda a importância dos micróbios na primeira infância.

Apesar de parecer um exagero à primeira vista, o título se refere à importância de deixar as crianças livres para brincar, se sujar, descobrir a natureza, os animais, sem preocupações excessivas com limpeza. Segundo ele, o "excesso de higienização do mundo" é recente, uma tendência de 30 anos para cá.

Em entrevista ao Catraquinha, a psicóloga Isabel Gervitz, do Laboratório de Educação, afirma que o conceito de sujeira é uma construção histórica e cultural. "Compreendemos a sujeira como um ‘desvalor’, e percebemos isso em vários aspectos ligados à infância, como a preocupação excessiva dos adultos com o fato de a criança se sujar ao brincar”.


 Fonte: Catraquinha

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.barbacenamais.com.br ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do BarbacenaMais estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do BarbacenaMais (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o BarbacenaMais faz na qualidade de seu trabalho

 

 


Imprimir  

 







entre em contato pelo whatsapp