Três atividades pedagógicas que vão ajudar no desenvolvimento do seu filho

São tarefas simples que vão fazer toda a diferença

Maio é o mês da pedagogia e, para comemorar, a pedagoga, psicopedagoga e coordenadora do Núcleo Paraense de Recuperação Motora Cognitiva e Comportamental (NUPA), Ana Carimê Naldino Cassou, preparou uma lista especial com 3 tarefas que você pode realizar em casa para ajudar no desenvolvimento das crianças.

Atividade 1 – Estimule o faz de conta.

As crianças aprendem por meio da imaginação. Além de ser divertido, o faz de conta pode trazer muitos benefícios, já que além de trabalhar o autoconhecimento, ajuda a compreender melhor o mundo a sua volta. “Em momentos do cotidiano, como ao levar para a escola, organizar materiais e até nas refeições, é possível usar a criatividade. Quer uma dica? Crie nomes diferentes para objetos, de novas funções a alguns deles, invente personagens, brinque com bonecos, entre outros”. Esse tipo de atividade ajuda a criança na resolução de problemas, a enfrentar medos e novidades, bem como ajuda na linguagem e comunicação.

Atividade 2 – Use a tecnologia a seu favor.

A tecnologia é uma realidade, e seu uso na educação torna-se indispensável à medida que evoluímos e nos desenvolvemos. Todos os dias surgem novidades com as mais diversas finalidades. Cabe a você o uso consciente e de maneira comedida, sem privação das demais atividades que devem ser executadas pela criança. “Celular, tablet e televisão são ferramentas excelentes, desde que usadas da maneira correta. Procure aplicativos adequados para a faixa etária e dê preferência aos educativos como, por exemplo, os de alfabetização e os de conceitos básicos e atividades matemáticas”.

Atividade 3 – Divisão de tarefas.

Nem só de diversão vivem as crianças. Todos sabem da importância do estudo, das brincadeiras e do sono no desenvolvimento cognitivo dos pequenos. No entanto, alguns deveres são importantes aliados. Existem tarefas domésticas adequadas para aplicar em cada idade. Elas são necessárias para que a criança adquira responsabilidade, autonomia e senso de organização, além de valorizar o trabalho efetuado por outras pessoas. “Tente transformar as atividades domésticas em algo prazeroso. É importante ensinar a criança sempre com paciência e amor. A divisão de tarefas não deve ser vista como um castigo. Todos buscam o mesmo resultado (a casa organizada, por exemplo) e trabalham juntos para alcançar”.

 

A especialista lembra ainda que o melhor exemplo para o desenvolvimento adequado das crianças vem dos pais e responsáveis. “Lembre-se que o maior aprendizado é através do exemplo. Seja aquilo que você quer que seu filho aprenda. Com amor e paciência, as coisas vão acontecendo e, se precisar, procure a ajuda de um profissional capacitado”, finaliza.


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: