Featured

Enem para Pessoas Privadas de Liberdade registra aumento no número de inscritos em Barbacena



Do total de participantes do exame na cidade este ano, 57 pertencem ao Presídio de Barbacena e 21 ao Hospital Psiquiátrico e Judiciário Jorge Vaz
Ao todo, 78 pessoas privadas de liberdade prestam os exames do Enem 2025 em Barbacena

 

O Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) 2025 contará com 78 presos inscritos em Barbacena, número 62% maior que o registrado em 2024, quando o total foi de 48 inscrições. Do total de participantes do exame na cidade este ano, 57 pertencem ao Presídio de Barbacena e 21 ao Hospital Psiquiátrico e Judiciário Jorge Vaz.

O Enem PPL 2025 contará com 8.807 presos inscritos em Minas Gerais, o maior número registrado desde 2017. Os dados representam um crescimento expressivo de mais de 30% em relação a 2024, que teve um total de 6.597 inscrições.

Foram 6.580 inscritos em unidades prisionais administradas pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), 2.202 inscritos em Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs), além de 25 inscritos de outras unidades prisionais e socioeducativas participantes. O exame, que é coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), funciona como uma porta de acesso para o Ensino Superior para as pessoas privadas de liberdade, contribuindo para o seu processo de reintegração social.

As provas têm o mesmo nível de dificuldade e a mesma estrutura do Enem regular, com 180 questões objetivas, uma redação, e duração de dois dias – no primeiro dia, são feitas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias, enquanto no segundo, acontecem os exames de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Na edição de 2025, as inscrições foram realizadas entre 6 e 24 de outubro, e a aplicação acontecerá dentro das próprias unidades prisionais e socioeducativas nos dias 16 e 17 de dezembro. O gabarito poderá ser acessado a partir do dia 29 de dezembro, e os resultados podem ser utilizados para acessar o ensino superior por meio do Sisu, Prouni e Fies, ou para certificação de conclusão do Ensino Médio, conforme a necessidade de cada inscrito.

LEIA MAIS:

Siga o BarbacenaMais no Instagram X Facebook