Universidade sedia evento integrado sobre Comunicação, Jornalismo e Democracia
Entre os dias 12 e 14 de novembro, a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) recebe a programação integrada da I Jornada Nacional de Comunicação Política e Democracia, do III Congresso de Comunicação do Campo das Vertentes (Comunica Vertentes) e da XII Semana Acadêmica de Jornalismo (SAJOR/UFSJ). O evento reúne pesquisadores, estudantes, jornalistas, lideranças políticas e de movimentos sociais para discutir os rumos da comunicação em tempos de inteligência artificial, disputa de narrativas e transformações sociais.
Com o tema "Comunicação, Jornalismo e Democracia em movimento – práticas, saberes e disputas em tempos de Inteligência Artificial", o encontro propõe uma reflexão sobre como a comunicação se posiciona nas tensões políticas e tecnológicas do presente. A programação inclui mesas de debate com especialistas, oficinas, exibição de filmes e apresentações de trabalhos científicos.
De acordo com o jornalista, publicitário e membro da Comissão Organizadora, Arthur Raposo Gomes, o evento reforça o papel da universidade como espaço de diálogo e formação crítica.
"Fazer uma programação como essa, com mesas que reúnem nomes da política, da pesquisa e da prática profissional, é também um gesto político. É reafirmar que a comunicação tem responsabilidade social e papel central na disputa por sentidos e pela democracia. Nossas atividades foram pensadas para conectar pesquisa, prática e experiência de vida - e mostrar que a comunicação feita no interior também produz reflexão e impacto", pontua Arthur, que é pesquisador e estrategista em Comunicação Política e Eleitoral.
As atividades começam na quarta-feira (12) com mesas sobre eleições de 2026, inteligência artificial no jornalismo e comunicação e democracia, e seguem nos dias 13 e 14 com debates sobre o mercado de trabalho jornalístico, exibição de filmes e apresentações de trabalhos científicos nos Grupos Temáticos (GTs). Ao todo, foram aceitos 70 trabalhos para apresentação dos GTs, oriundos de pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação de instituições de ensino de diferentes regiões de Minas Gerais e do Brasil.
O evento é uma realização do Grupo de Pesquisa Comunicação, Identidade e Cidadania (UFSJ) e do Departamento de Comunicação Social (DCOMs/UFSJ), com apoio do CNPq, do Centro Acadêmico de Comunicação Social (CACOS/UFSJ) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PROMEL/UFSJ).
Mais informações pelos perfis no Instagram: @comunicavertentes (www.instagram.com/
LEIA MAIS:
- Obituário | Falecimentos desta quarta-feira, dia 12 de novembro de 2025
- Lista de imóveis do Propag aguarda parecer em comissão na Assembleia
- Brasil tem 37 casos de sarampo, mas ainda é área livre da doença
- Hospital Ibiapaba recebe currículos para Oficial de Manutenção Predial


