23 militares serão agraciados com a Medalha Militar de Tempo de Serviço. Mais 15 Sargentos receberão a Medalha Bartolomeu de Gusmão
A distinção representa a dedicação de civis e militares à Força Aérea Brasileira
A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizará, na manhã da próxima terça-feira (25/03), cerimônia militar alusiva ao Dia do Especialista de Aeronáutica. Na ocasião, 23 militares, entre Major, Capitães, Tenente, Suboficial e Sargentos, serão agraciados com a Medalha Militar de Tempo de Serviço. Outros 15 Sargentos receberão a Medalha Bartolomeu de Gusmão, distinção que representa dedicação de civis e militares à Força Aérea Brasileira (FAB). O evento ocorrerá no Cinema da Escola Preparatória, a partir das 10h30min, em Barbacena (MG).
A data de 25 de março foi escolhida para comemorar o Dia do Especialista por causa da criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) nesse dia, em 1941. A instituição fica sediada em Guaratinguetá (SP) e tem como missão a formação de pessoal especializado nas mais diversas áreas, a fim de atender às necessidades de nível técnico para o Comando da Aeronáutica.
Na EPCAR, o efetivo de Especialistas é composto por nove Oficiais, 28 Suboficiais e 137 Sargentos. Há ainda 14 Oficiais, 24 suboficiais e um sargento que são PTTC (Prestação de Tarefa por Tempo Certo). A solenidade militar será presidida pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira.
Medalha Bartolomeu Gusmão
A distinção leva o nome do sacerdote Bartolomeu Lourenço de Gusmão, reconhecido na história da Aeronáutica Brasileira como um dos precursores da aviação. A condecoração foi instituída em 06 de julho de 1971, por meio do Decreto nº 68.886, para homenagear civis e militares que tenham prestado consideráveis serviços à Força Aérea Brasileira (FAB), colaborando com a sua missão de servir à Pátria.
Medalha de Tempo de Serviço
A Medalha Militar tem o objetivo de recompensar os bons serviços prestados pelos oficiais e praças da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira. A homenagem é entregue somente para os militares em serviço ativo, que tenham completado 50, 40, 30, 20 e 10 anos de serviço, mas também se enquadrem nas condições previstas no Decreto Nº 4.238, de 15 de novembro de 1901. A Medalha Militar poderá ser de platina, com passador de platina; de ouro, com passador de platina; de ouro, com passador de ouro; de prata, com passador de prata; e de bronze, com passador de bronze.
Serviço:
Dia do Especialista de Aeronáutica na EPCAR
Data: 25 de abril de 2025
Horário: 10h30min
Local: Cinema da Escola Preparatória de Cadetes do Ar
Rua Santos-Dumont, 149, São José – Barbacena (MG)
LEIA TAMBÉM:
- Caminhão com carga de frangos se envolve em acidente na Rodovia BR-265
- Igreja Batista da Lagoinha realiza Louvor no Shopping
- Dilma continua à frente do Banco do BRICS por mais 5 anos
- SINE divulga 25 oportunidades de emprego
⇓⇓⇓ Clique para entrar agora! ⇓⇓⇓