Com o propósito de plantar 5 mil mudas, que se sonham árvores, o encontro está marcado para o dia 30 de novembro, sábado, às 8h30, na Estação Ponto de Partida.
Barbacena vai plantar uma Floresta Urbana e convoca sua comunidade para realizar esse feito
Com o propósito de plantar 5 mil mudas, que se sonham árvores, o encontro está marcado para o dia 30 de novembro, sábado, às 8h30, na Estação Ponto de Partida.
Alguns anos atrás, provavelmente, começaríamos um texto de um projeto ambiental enfatizando a necessidade de proteger o planeta, de cuidar dos biomas brasileiros, das águas e das matas.
No entanto, a tragédia anunciada há anos por ambientalistas e cientistas está em curso. Incêndios, inundações, ondas de calor e frio insuportáveis, rios secos e mar invadindo cidades, estações “enlouquecidas”. E mais, a pandemia de covid 19 e a fumaça que se espalhou do Oiapoque ao Chuí nos provam que não há fronteiras, nem refúgios. Somos todos cidadãos planetários atados uns aos outros, culpados e vítimas dos mesmos desastres.
🔔Receba no seu whatsapp todas as notícias em tempo real - Entre agora!
Por tudo isso uma proposta ambientalista apresentada hoje há que começar com uma convocação: é urgente estabelecer alianças para salvar a espécie humana, ameaçada como parte inseparável do seu habitat e pela falta de condições essenciais para sua sobrevivência.
Nosso convite vem anunciar essa urgência e ao mesmo tempo, propor ações que vão unir fragmentos de Mata Atlântica e fundar uma Floresta Urbana em Barbacena, que possa ajudar a recompor os ecossistemas e criar um território propício para as borboletas, os filhotes humanos e os futuros possíveis.
Este projeto é coordenado pelo Ponto de Partida, a ARPA e o IEF e, este ano, incorpora-se ao grupo a forte presença da TNC - The Nature Conservancy, Brasil. Desde o primeiro plantio tem a parceria efetiva do Ministério Público, em Barbacena. Tem, ainda, o apoio do FrigoUrias, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal, da ARCOM e de inúmeros guardiões, amigos queridos e vizinhos, que se juntaram ao trabalho para materializar este sonho.
O Instituto Federal e o Ponto de Partida têm um acordo de cooperação e o IF já realiza trabalhos de pesquisa e formação dentro da Floresta e é outro aliado importante nessa causa.
Toda essa área, as construções históricas, as ruínas, o entorno são tombados pelo COMPHA.
Florestas urbanas – um caminho
O século 21 é o século urbano. Mais de 80% da população brasileira vive em cidades. Não se pode ignorar, portanto, que restaurar o equilíbrio ecológico passa pela relação do homem com as cidades. Compreende formas de conscientizá-lo para que assuma a responsabilidade e a atitude capazes de proteger as várias formas de vida e a saúde do planeta, a partir da sua cidade.
É consenso que áreas com floresta e cobertura hídrica, além de outros benefícios, proporcionam mais frias até em 12oC e que é fundamental um compromisso de todos na sua manutenção e ampliação, para a sustentabilidade e resiliência das cidades e das populações.
O primeiro plantio, em 2019, realizado na área da qual a UEMG e o Ponto de Partida são guardiões, foi uma festa que se gravou como fotografia em nossa memória. (A UEMG e o Ponto mantêm cuidada essa área) Queremos que esse novo plantio seja um grande mutirão, ainda mais festivo, já que as pessoas poderão visitar as arvorezinhas que ensaiam para ser floresta e constatar todo o trabalho já realizado.
Quanto mais trabalhamos, mais constatamos que há necessidade contínua de trabalho, cuidados e investimentos para que a Floresta Urbana de Barbacena seja uma realidade e uma referência. E esse trabalho é diário e permanente, fincado no presente para que se concretize plenamente no futuro, realizado pelo ato do homem, mas demarcado pelo tempo da natureza, trajetória ininterrupta das sementes às florestas.
A Floresta Urbana de Barbacena – Reserva Cultural e Ambiental, é patrimônio de toda cidade, o relato vivo do empenho de centenas de mãos na reconstrução e preservação do planeta, a partir do território onde nos é dado viver.
É reconfortante saber que o povo de Barbacena assume sua responsabilidade com a vida e poderá dizer para netos e bisnetos, sobrinhos e afilhados que as árvores onde eles irão subir um dia, em companhia das cigarras, foram plantadas pelas nossas mãos, inaugurando um sonho de floresta.
Você é convidado especial e fundamental! Sua arvorezinha, promessa de futuro, estará à sua espera.
Leve as crianças, há áreas de plantio reservadas para elas.
"A escolha é nossa: formar uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros, ou arriscar a nossa destruição e a da diversidade da vida."
Carta da Terra
LEIA TAMBÉM:
-
Especialistas se reúnem no CREA para discutir soluções para reduzir acidentes na BR-040
-
Campus Barbacena do IF Sudeste promove atividades celebrando o Mês da Consciência Negra
Importante:
Vá com roupas claras e leves, pés bem protegidos. Leve chapéu ou boné, protetor solar, repelente e dois litros de água para colocar nas mudas que plantar.
SERVIÇO
Plantio na Floresta Urbana de Barbacena
Dia 30 de novembro, sábado, às 8:30h
Ponto de encontro: Estação Ponto de Partida
Informações: 3331 5803