Barbacena e mais de 20 cidades declaram situação de emergência

Informação consta no boletim da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais. Mais de 2 mil pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas nos municípios das regiões desde o início do ano.

Barbacena e outras 21 cidades declararam situação de emergência devido às fortes chuvas desde o início do ano. A informação consta no boletim da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais. Nos últimos dias, o g1 mostrou que mais de 2 mil pessoas ficaram desabrigadas e desalojadas na Zona da Mata e Vertentes. Em um dos casos, em Barbacena, um jovem morreu após uma casa desabar.

Veja abaixo quais municípios estão em situação de emergência, segundo a Defesa Civil do Estado de Minas Gerais: Antônio Carlos, Astolfo Dutra, Barbacena, Carandaí, Cataguases, Desterro do Melo, Dona Euzébia, Estrela Dalva, Guarani, Guiricema, Miradouro, Miraí, Muriaé, Patrocínio do Muriaé, Recreio, Rio Pomba, Santa Bárbara do Tugúrio, Santa Cruz de Minas, Santos Dumont, São Sebastião da Vargem Alegre, Tabuleiro, Tocantins.

O que é? A situação de emergência se caracteriza pela iminência de danos à saúde e aos serviços públicos. Cabe ao prefeito avaliar a situação e decretar, casos em que há possibilidade de obtenção de recursos federais e estaduais facilitada.

O que significa? As cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional para atender a população afetada. As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada no Diário Oficial da União uma portaria com o valor ser liberado.


Imprimir  

 







entre em contato pelo whatsapp