Apesar da falta de chuvas, reservatórios de água apresentam níveis satisfatórios



Em Barbacena, abastecimento é considerado normal para o período.

Tradicionalmente os meses de junho e julho são mais secos no Brasil, isso porque o clima do país é mais frio durante o inverno. O período é, normalmente, marcado por falta de chuvas, ainda assim órgãos responsáveis pelo abastecimento de água apontam que os níveis dos reservatórios das região apresentam níveis satisfatórios. O levantamento foi realizado pela produção da TV Integração em Barbacena, durante o mês de julho.

Em nota enviada à TV Integração sobre o assunto, a COPASA informou que o principal manancial que abastece Barbacena é o Rio das Mortes, onde o Serviço de Água e Saneamento tem a maior captação, que corresponde a 80% da produção.

"Os 20% restantes são provenientes do Córrego Pinheiro Grosso, na captação da Rodovia BR-040. Não é possível precisar, uma vez que a medição é feita apenas de forma visual. No entanto, o nível do Rio das Mortes se encontra atualmente dentro da normalidade, sem baixa significativa. Já o Córrego Pinheiro Grosso se encontra com baixo nível. O nível dos mananciais em junho de 2021 era praticamente o mesmo que se encontra hoje, em junho/2022, sendo que este pode sofrer alterações ocasionadas por eventuais períodos de seca prolongada e a Prefeitura segue monitorando os mananciais".

Siga o BarbacenaMais no Instagram X Facebook


Imprimir