Ação conjunta protege Reserva da Sericícola contra incêndios

Uma ação conjunta para evitar danos a Reserva Ambiental e Cultural da Sericícola teve início na semana passada como forma de prevenção contra sinistros e valorização desta importante área verde do município.

Uma ação conjunta para evitar danos a Reserva Ambiental e Cultural da Sericícola teve início na semana passada como forma de prevenção contra sinistros e valorização desta importante área verde do município.

Como os focos de incêndio já estão preocupando os barbacenenses e as autoridades, três entidades uniram esforços e recursos e disponibilizaram um grupo de trabalho para a limpeza do mato e o coroamento das áreas em que foram plantadas as mudas de árvores no ano passado.

O grupo Ponto de Partida, a Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OABBarbacena) estão financiando e coordenando os trabalhos em parte da reserva, que tem o apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Conselho do Patrimônio Histórico de Barbacena (COMPHA).

Para Sérgio Cardoso Ayres, da ARPA e do COMPHA, a união destas entidades tem por objetivo se antecipar aos sinistros e evitar danos maiores à fauna, à flora e às nascentes do local. “Reunirmos recursos e nosso trabalho voluntário para preservar a integridade deste patrimônio da sociedade barbacenense”, disse ele.

“Nós do Ponto de Partida, com a parceria da ARPA, da OAB e do IEF, iniciamos esta semana ações de coroamento das mudas, aceiro, combate a formigas, abertura e manutenção de caminhos, da Reserva da Sericícola, na área que é de responsabilidade do Ponto de Partida”, disse Renato Neves, ator e integrante da associação cultural, ressaltando a importância da iniciativa.

“Essas ações são muito importantes pois estamos num momento crítico da história da terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. E nós, escolhemos, aqui no alto da Serra, cuidar da mãe terra e nos darmos de presente um lugar perfeito para as borboletas, os passarinhos e as crianças. Um lugar especial para todos. A primavera irá chegar", finalizou o ator.


Via Jornal Expresso


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: