05
05/04/2020

Publicidade

Projeto de alunos constrói "tijolos de jeans" em São João Nepomuceno

Grupo "Delta" faz parte do Centro Integrado SESI e SENAI do município de São João Nepomuceno. Saiba mais sobre o material.

Sesi 15 02 2020Um projeto, desenvolvido por oito estudantes, do Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), constrói "tijolos de jeans". O objetivo da ação é ajudar o Meio Ambiente e diminuir o custo do material. De acordo com o técnico de robótica do grupo, Vagner de Paula, o município tem grande quantidade de empresas têxtil e, portanto, os proprietários têm a responsabilidade de dar o descarte correto para o jeans. "Para dar a destinação correta, a empresa gasta cerca de R$ 3 mil. O ideal seria pegar esse tecido, moer, e jogar dentro do tijolo. O que resulta em um material ecológico e mais barato", contou.

O projeto

Segundo Vagner de Paula, o tecido é moído e colocado na massa, que demora cerca de 25 dias para secar "Moemos, colocamos a massa. O tijolo fica 10% mais leve. Além de ser acústico por causa da fibra e isolante térmico". Conforme o grupo, foram feitos testes em uma prensa para saber se a resistência do produto atende às normas técnicas exigidas no mercado. "No mínimo, o produto tem que aguentar cinco toneladas, o nosso deu sete toneladas e meia, com uma semana de secagem", explicou o técnico. Neste sábado (15) e domingo (16), o grupo participa do Torneio Regional de Robótica em Contagem - MG para apresentar o projeto e competir com outras equipes de Minas Gerais.


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br






O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.barbacenamais.com.br ou as ferramentas oferecidas na página.
Textos, fotos, artes e vídeos do BarbacenaMais estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do BarbacenaMais (relacionamento@barbacenamais.com.br). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o BarbacenaMais faz na qualidade de seu trabalho.


Publicidade

X