É importante lembrar que a distribuição do Android varia entre cada fabricante.
De forma discreta, a Motorola confirmou quais celulares da empresa vão receber o Android 15, próxima geração do sistema operacional. A fabricante atualizou a página de suporte para informar por quanto tempo cada aparelho terá correções de segurança e também mencionou os modelos compatíveis com a atualização do SO. Por enquanto, a lista aparece apenas na página de suporte dos Estados Unidos, mas já é possível notar alguns modelos populares que não farão o salto para o Android 15 é o caso do Edge 40 Neo e do Motorola Razr 40, ambos lançados no ano passado. É importante lembrar que a distribuição do Android varia entre cada fabricante e as marcas decidem quais aparelhos do catálogo são atualizados. Neste ano, a Motorola começou a definir ciclos mais longos de atualização do SO para os lançamentos da marca, como é o caso do Edge 50 Neo, que terá cinco anos garantidos de updates do Android. Normalmente, os aparelhos da empresa possuem um ciclo de apenas três anos.
Celulares da Motorola que vão receber o Android 15
Confira a lista separada por cada família de aparelhos:
Motorola Razr: Motorola Razr 50, Motorola Razr 50s, Motorola Razr 50 Ultra, Motorola Razr (2024), Motorola Razr+ (2024), Motorola Razr 40 Ultra, Motorola Razr+ (2023).
Motorola Edge: Motorola Edge (2024), Motorola Edge 50, Motorola Edge 50 Pro, Motorola Edge 50 Fusion, Motorola Edge 50 Neo, Motorola Edge 50 Ultra, Motorola Edge+ (2023), Motorola Edge 40 Pro.
Moto G: Moto G Power 5G (2024), Moto G 5G (2024), Moto G Stylus 5G (2024), Moto G34 5G, Moto G35, Moto G45, Moto G55, Moto G75, Moto G85.
ThinkPhone: ThinkPhone by Motorola, ThinkPhone 25 by Motorola
Quando o Android 15 chega?
Ainda não há previsão de lançamento da versão estável do Android. Primeiro, o Google lança a versão "pura" do sistema para os aparelhos da linha Pixel e depois as fabricantes publicam as próprias interfaces que rodam com base na nova geração do SO, a Samsung já confirmou que a One UI 7 com Android 15 chega apenas a partir de janeiro.
Novidades do sistema
Enquanto o foco das fabricantes está em trazer recursos de IA generativa para o celulares, o Android 15 ainda apresenta outras novidades que podem melhorar a experiência geral. Alguns destaques incluem o suporte para envio de mensagens via satélite, opção para gravar apenas uma parte da tela e um espaço para acompanhar a saúde da bateria.
Canaltech