É o termo utilizado para a ação de enviar comandos de texto em uma interface ou campo de descrição para que um sistema operacional.
Prompt de comando é o termo utilizado para a ação de enviar comandos de texto em uma interface ou campo de descrição para que um sistema operacional ou ferramenta de IA execute tarefas específicas. O termo é frequentemente associado ao programa "Prompt de Comando" dos sistemas Windows, que apresenta uma interface de linha de comando baseada em texto para realizar operações como navegar por pastas, copiar ou mover arquivos, executar aplicativos e personalizar as configurações do sistema tudo por comandos de texto. No sistema operacional da Microsoft, esse acesso também é conhecido como "cmd.exe". Em sistemas derivados do Unix, como Linux e macOS, essa ferramenta é chamada de "Terminal" ou "Shell".
Prompt de comando em SO
A maioria do público utiliza as interfaces gráficas de usuário (GUIs) dos SOs para realizar tarefas nos computadores, mas o uso de prompts de comando é útil para pessoas com conhecimento avançado para executar ações como administração de servidores, automação de tarefas, diagnóstico de problemas e recuperação de sistema. Na interação com o sistema operacional por prompt de comando, é necessário digitar comandos predeterminados para executar ações específicas. Entre os principais comandos utilizados no CMD do Windows estão:
Robocopy: para copiar pastas e diretórios preservando as permissões; Systeminfo: para exibir informações detalhadas sobre a configuração do sistema; Tasklist: para ver uma lista de processos em execução; Taskkill: para encerrar processos em execução; Shutdown: para desligar ou reiniciar o sistema; Ipconfig: para ver a configuração de rede, incluindo endereços IP, máscaras de sub-rede e gateways padrão; Dir: para ver a lista de arquivos e pastas do diretório; Cls: para limpar a tela do prompt de comando.
Um exemplo com a função "Taskkill" é digitar: taskkill /F /IM notepad.exe, sendo /F o comando para forçar o encerramento e /IM para especificar o nome do processo a ser encerrado. Nesse caso, o prompt vai finalizar o processo do Bloco de Notas (notepad). Por sua vez, o Linux sempre foi associado às linhas de comando para realizar funções básicas, mas hoje quase todas as operações podem ser feitas na interface gráfica do sistema. Mesmo assim, há vários comandos essenciais para utilizar no Linux, incluindo alguns muito divertidos (e inúteis).
Canaltech