Maior Superlua de 2019 ocorrerá nesta terça-feira (19)

Às 18h09 (de Brasília), a distância da Terra para a Lua será de 356.763 quilômetros, o ponto mais próximo para observá-la. No entanto, ela só entrará na fase cheia às 00h54, horário em que o satélite poderá ser visto quase 8% maior do que o comum. Leia Mais...

Imagem: Mohd Rasfan/AFP

Passou a "Superlua de sangue", mas 2019 ainda reserva um fenômeno astronômico incomum. Esta terça-feira (19) terá sua Superlua, embora sem a combinação de um eclipse lunar. Trata-se da Lua em fase cheia e no perigeu mais próximo da Terra neste ano - e até janeiro de 2023.

Às 18h09 (de Brasília), a distância da Terra para a Lua será de 356.763 quilômetros, o ponto mais próximo para observá-la. No entanto, ela só entrará na fase cheia às 00h54, horário em que o satélite poderá ser visto quase 8% maior do que o comum.

Considerando a combinação perigeu e fase cheia, o fenômeno terá a terceira "maior" Lua dos próximos 10 anos, da perspectiva de quem está na Terra. Maior do que amanhã, só na véspera de Natal de 2026.

"Nós aqui do Brasil não vamos ver o momento em que ela está mais perto da Terra, nem o momento que ela vai estar a maior parte da superfície mostrada pelo sol. A olho nu você não nota essa diferença. Mas, na hora que a lua estiver nascendo, ela vai estar linda, bem perto", disse Renato Las Casas, professor de astronomia do Instituto de Ciências Exatas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

"Claro, dependendo das condições meteorológicas", adicionou.

"A diferença da tarde para a noite, em termos de Lua cheia, é quase imperceptível. Então a Lua cheia de amanhã será uma Superlua", explicou Thiago Signorini Gonçalves, astrônomo da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e coordenador da Sociedade Astronômica Brasileira.

Então torça para o tempo estar aberto no anoitecer desta terça-feira, porque assim você poderá ver uma Lua mais próxima e mais iluminada do que o normal. É só olhar para cima.

Com UOL Notícias


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail:

 






Você vai gostar também



O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.barbacenamais.com.br ou as ferramentas oferecidas na página.
Textos, fotos, artes e vídeos do BarbacenaMais estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do BarbacenaMais (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o BarbacenaMais faz na qualidade de seu trabalho.