Posto da Prodemge em Barbacena favorece pequenas empresas do Território Vertentes

O usuário de Barbacena consegue agendar para o mesmo dia a validação identificação presencial com apresentação de documentos. Em 20 a 30 minutos, no máximo, ele sai com o certificado pronto para ser usado. Saiba mais...

CERTIFICAÇÃO DIGITAL

Posto da Prodemge em Barbacena favorece pequenas empresas do Território Vertentes 

Com menos de um ano de atividade, o posto de atendimento em certificação digital da Prodemge de Barbacena, instalado na UAI, no Centro da cidade, conquistou uma clientela fiel constituída, principalmente, de escritórios de contabilidade. Sérgio Silveira, agente de registro da Prodemge, diz que os preços praticados pela companhia para os vários tipos de certificados, para pessoas jurídicas e físicas, bem como o leque de opções, com diferentes prazos de validade, a oferta de leitora de cartão, token, etc., contribuíram muito para o sucesso do posto de atendimento, inaugurado em abril de 2016.

Segundo Sérgio, outro fator fundamental é a rapidez. “ Hoje, o usuário de Barbacena consegue agendar para o mesmo dia a validação identificação presencial com apresentação de documentos. Em 20 a 30 minutos, no máximo, ele sai com o certificado pronto para ser usado”, explica.

O posto de Barbacena faz parte do esforço da Prodemge para interiorizar o serviço de certificação digital. Iniciou-se em 2015, seguindo a política do governo de Minas de aproximar-se do cidadão do interior, por meio dos Fóruns Regionais. Foram abertos postos em 16 cidades, todos em UAI’s, sendo que, em alguns desses municípios o serviço de certificação digital não existia ou era ofertado de forma desfavorável para as pequenas empresas e escritórios de contabilidade. 

Obrigatoriedade

Essa interiorização ocorre num momento em que se amplia a obrigatoriedade do certificado digital para pequenas empresas e também para a administração pública municipal.

Neste ano, por exemplo, o certificado digital passou a ser exigido de empresas do Simples Nacional com mais de três empregados para enviar informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias para a Receita Federal. Já está em vigor também a obrigatoriedade da Nota Fiscal de Consumidor eletrônica (NF-e) para as casas comerciais com faturamento superior a R$ 360 mil por ano. Alterações nos contratos sociais também passaram a ser feitas mediante certificado digital dos sócios.

Já nas prefeituras, o prefeito e o vice-prefeito, pelo menos, devem ter o certificado digital para que a administração municipal tenha acesso ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O fornecimento de dados fiscais, financeiros e contábeis, por meio do Siconfi, é obrigatório para as prefeituras. 

Desburocratização

Por isso mesmo, um atendimento desburocratizado e completo é muito importante para empresários com pouco tempo e dotados de conhecimentos superficiais de informática. A contadora Maria da Glória Ladeira conta que procurou a Prodemge por indicação de funcionários da agência local da Junta Comercial (Jucemg), justamente depois de dissabores frequentes com a burocracia de outras agências certificadoras.

“Às vezes um único documento como o comprovante de residência, por exemplo, travava o processo. A Prodemge tem uma declaração padrão para isso. É tudo mais simples, sem prejuízo da segurança que é preciso ter na emissão de um certificado digital”, afirma Maria da Glória.

Segundo ela, também é muito importante para as empresas que o certificado digital seja emitido em prazo curto. “No posto de atendimento da Prodemge há sempre disponibilidade de agenda, mediante marcação de horário pela internet. Por causa da desburocratização e rapidez, estou mandando todos meus clientes pra lá”, conta.

A contadora Gislaine Aparecida Oliveira também. Ela elogia igualmente o sistema de agendamento on line e a eficiência no atendimento. “No posto da Prodemge, eu sei que o meu cliente não vai precisar de ir mais de uma vez para emitir um mesmo certificado. Levando os documentos necessários, o funcionário da Prodemge vai se encarregar de tudo”, explica Gislaine.


Imprimir  

 







entre em contato pelo whatsapp