21
21/09/2019

Publicidade

Agenda Positiva | Diante da crise ambiental, qual é o papel da minha empresa?

Muitos empresários já conhecem suas obrigações juntos aos órgãos fiscalizadores, mas muito mais pode ser feito para alavancar o crescimento econômico sustentável de suas atividades. Saiba como tornar sua empresa sustentável...

001 Empresa Sustentavel

001 Sika Ransparent Sika Logo

A sustentabilidade não é mais uma mera bandeira positivista ou uma causa solidária às próximas gerações, mas sim critério para parcerias e acordos comerciais entre as nações. 

Os episódios recentes sobre as queimadas na floresta amazônica demonstraram como incidentes ambientais podem desencadear uma verdadeira crise internacional e afetar a imagem do Brasil diante de suas políticas e ações pela preservação do meio ambiente.

Além das esferas governamentais, todos os brasileiros têm seus deveres e ações para colaborar com medidas mais sustentáveis, incluindo empresas de todos os segmentos do mercado. Muitos empresários já conhecem suas obrigações juntos aos órgãos fiscalizadores, mas muito mais pode ser feito para alavancar o crescimento econômico sustentável de suas atividades. 

Gerenciamento de resíduos

Desde a implementação da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei Federal n° 12.305 de 2010), empresas dos mais variados segmentos já são obrigadas a implantar e executar um plano de gerenciamento de resíduos sólidos.  

O cumprimento dessa exigência já uma etapa fundamental para que uma empresa seja considerada sustentável, já que a rotina implica em redução de resíduos, seus tratamento e disposição adequados e sua documentação.

Esses processos podem ser simplificados e rentáveis com a ajuda de ferramentas apropriadas, como o software de gestão da VG Resíduos, que oferece soluções para gestão de resíduos sólidos, fornecedores e da documentação necessária para cumprimento das leis ambientais vigentes.  

De acordo com Guilherme Gusman, sócio da startup criada em 2016 e que já conta mais de 3 mil parceiros, "somos aceleradores do desenvolvimento sustentável, incentivando cada vez mais o reúso através da viabilização de novas tecnologias". Um desses exemplos é sua plataforma que viabiliza o mercado de resíduos sólidos, unindo empresas geradoras que podem vender seus resíduos para tratadores especializados na sua reciclagem. 

Fontes de energia limpa 

Apesar de o Brasil utilizar majoritariamente a energia hidrelétrica, menos poluentes do que outras fontes como as termelétricas (que implicam na queima de carvão e emissão de gases), ainda é possível adotar fontes de energia alternativas.

Os painéis solares para aquecimento de água e sistemas de energia fotovoltaica para transformação de energia solar em eletricidade estão cada vez mais populares no país. O sol é uma fonte de energia inesgotável, limpa e inteiramente gratuita.

De acordo com a presidente da Associação de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) à Reuters, o Brasil pode saltar até 44% na capacidade instalada de energia solar ainda durante o ano de 2019. 

Repensar sua relação com fornecedores

O barato pode sair caro, especialmente quando tratamos dos danos irreversíveis que podemos causar ao meio ambiente. Algumas certificações ambientais tem um custo elevado justamente por promover regras de qualidade e diretrizes que demandam um trabalho árduo e constante para sua obtenção.

Sempre procure contratar os serviços ou adquirir matérias-primas com outras empresas que também estão comprometidas com a preservação da natureza e que realiza atividades sustentáveis. Procure por certificações ambientais como Iso 14.001, Procel, ABNT Ecológico, FSC (de madeira legal) e até para produtos orgânicos, como o IBD.

Implemente uma cultura sustentável entre os colaboradores 

Invista em informação, esclarecimento e treinamento para colaboradores de todos os níveis da empresa. 

Criar uma cultura de responsabilidade ambiental vai trazer benefícios para as atividades, como a redução de custo com desperdícios de energia, água e insumos e também ampliar essa consciência para fora, contribuindo com medidas salubres para a comunidade local.  

Um bom aprendizado sobre os impactos ambientais gerados pelas nossas atividades vão refletir na postura dos funcionários e parceiros. Todos ganham nessa troca.


Barbacena Mais


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: [email protected]







O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.