Coluna | Li, aqui e ali, como Cristovam Abranches - Edição de 1º de julho de 2021

As notícias da semana pinceladas nos recortes de Cristovam Abranches. Leia!

Cringe, Millenials, Geração Z: difícil alguém que não tenha se deparado com alguma dessas expressões nos últimos dias. Nas redes sociais, o assunto tem gerado memes, testes e até reflexões sobre os conflitos e diferenças intergeracionais. No Brasil, a repercussão do termo "cringe" aumentou  depois que a podcaster Carol Rocha publicou, no Twitter, uma pergunta sobre o que os jovens da Geração Z "acham um mico" nos Millenials. Na sequência, ela comentou: "(acho q falar mico já passou, é cringe.Na verdade "cringe" significa algo como vergonhoso, em tradução livre.né?)

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

Li no UOL( seção Na Telinha) que a direção da Globo antecipou o fim do Domingão do Faustão em seis meses, após ser informada que grandes anunciantes da grade estavam sendo procurados  para patrocinar o novo programa de Fausto Silva na Band, previsto para 2022. O clima, que já não já não era dos mais amistosos entre a emissora e o apresentador, acabou azedando de vez. Em abril, Faustão anunciou que tinha acertado com a Band mesmo tendo seu contrato em vigência até dezembro com a Globo. A informação pegou de surpresa a alta cúpula da rede, além de ter gerado um forte desconforto interno.

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

Nesta Copa América, a camisa 24 só não tem dono no Brasil. Todas as demais seleções possuem um jogador com o número nas costas. Procurada, a CBF informou que não tem uma explicação para a numeração pular de 23 para 25. A decisão não passa pela Conmebol, organizadora do torneio, que permitiu a inscrição de 28 atletas. Com isso, obrigou a numeração a passar do 23, número tradicional em competições oficiais. A camisa 23 pertence ao goleiro Ederson. Em seguida, vem o volante Douglas Luiz, que usa a 25. Em convocações anteriores, já utilizou a 8 e a 18. Dos jogadores convocados, apenas Gabigol utilizou a 24, mas não na seleção. Em 2020, o camisa 9 do Flamengo trocou de número na final do Carioca, contra o Resende, em homenagem ao ex-jogador Kobe Briant, e em campanha contra a homofobia.

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

Windows 11 é novo sistema operacional da Microsoft para computadores. O sucessor do Windows 10 foi anunciado em evento virtual da empresa nesta quinta-feira (24). O novo Windows vem com design repaginado, incluindo um "Menu Iniciar" centralizado, janelas com cantos arredondados e widgets no desktop, confirmando rumores que antecediam o anúncio.

O novo Windows também terá a possibilidade de rodar aplicativos de Android, por meio de uma integração com a loja da Amazon. Segundo a Microsoft, o Windows 11 estará disponível como uma atualização gratuita para alguns computadores com Windows 10 a partir do fim do ano 

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

Li no Uai que após  o fim da dupla Irmãs Galvão, que marcou gerações e fez história, outra dupla sertaneja chegou ao fim em meio à muita polêmica. Trata-se de Rosa e Rosinha, que se separaram ainda em março deste ano após 28 anos de parceria e que ficaram conhecidos por ser a  "dupla sertaneja gay".Durante uma entrevista ao programa "A Tarde é Sua", apresentado por Sonia Abrão, José Renato Castro, o Rosa da dupla, comentou sobre o fim da parceria e fez um desabafo sobre uma possível briga que teve com seu ex parceiro Daniel, o Rosinha:

"Foi um divórcio, foi muito difícil. Eu chorei, perdi o horizonte, porque vivi minha vida toda no meio artístico. Mas há males que vem para o bem, porque pude me reinventar", disparou alegando que não queria o fim da dupla. O cantor ainda revela que os dois não se falam mais: "Sou grato por todo esse tempo com Rosa e Rosinha, mas existe uma mágoa da minha parte. Mas desejo ao Daniel que siga com a vida dele e tenha sucesso".

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

Li no portal da Jovempan que uma empresa iniciou testes de um "supertermômetro" para detectar casos de Covid-19 na comunidade de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, em parceria com o G10 Favelas. O equipamento, criado por médicos, é um totem digital que capta a imagem térmica de uma pessoa e as alterações fisiológicas que o vírus causa na face. Serão aplicados cinco mil exames na comunidade, sendo que cerca de mil já foram feitos desde o dia 10 deste mês. Em seguida, é feito o tradicional teste RT-PCR para comparação. Segundo Alexandre Aldred, médico e CEO da Predikta, o resultado sai em poucos segundos, semelhante a uma fotografia. "A ideia é ter o resultado muito próximo de um PCR, com um método muito mais rápido. Sem contato, sem invadir e dá para fazer todo dia. É como se a gente estivesse fazendo um 'PCR digital'", explica Aldred. O equipamento já foi testado em outros locais, como o Hospital Universitário da USP e a cidade de Ilhabela, no litoral de São Paulo.


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail:

 

 







entre em contato pelo whatsapp