Equipe terminou o campeonato nacional em 7º lugar geral dentre mais de 100 equipes, e foi a melhor equipe mineiras nas competições de FLL
RoboZeus sagra-se uma das 10 melhores equipes de robótica da Lego no Brasil
Equipe terminou as competições de mesa e controle em sétimo lugar geral.
No Festival SESI de Robótica 2025 as arenas foram palco de disputas acirradas, estratégias afiadas e muita superação por equipes de todo o país que se reuniram em Brasília para o campeonato nacional. As equipes deram tudo de si para garantir um lugar no pódio e, claro, a tão sonhada vaga no mundial.
Com milhares de visitantes circulando pelo evento, o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) foi tomado por energia, criatividade e espírito de equipe aguardando para conhecer os grandes campeões e a jornada de alguns times rumo às competições internacionais será oficialmente traçada. E lá estava mais uma vez a equipe barbacenense de competição de robótica da escola Sesi de Barbacena – a RoboZeus!
A equipe RoboZeus seguiu a trajetória de seus mais de 10 anos de competições e, com um time muito alinhado de jovens estudantes de 13 a 15 anos, chegou mais uma vez no torneio nacional, realizado entre os dias 11 e 15 de março.
Com nova formação, a Rozobeus é composta por Artur Costa-Fortin, Davi, Felipe, Isabela Cury, Manuela e Isadora Gonzalez. Tendo vencido o primeiro lugar do "Core Values" na competição estadual, a RoboZeus tem como técnicos a professora Gisele e o instrutor de TI Rodrigo, além do suporte pedagógico da coordenadora Raquel, e do apoio integral da direção, através do diretor César Alexandre Nunes Ferreira, e da FIEMG. A parceria entre escola e família está cada vez mais forte, e os pais dos estudantes foram a Brasília dando apoio e suporte aos jovens robotiquers.
Para a temporada Submerged da FLL, a equipe Robozeus desenvolveu um robô autônomo e um projeto de inovação voltado para a preservação dos oceanos, tema de 2025 para a FLL. A solução criada pela RoboZeus busca remover metais pesados do fundo do mar por meio de um sistema magnético com uma placa eletroímã potente. A ideia surgiu a partir de pesquisas sobre poluição marinha, identificando um problema grave, mas pouco discutido.
Além do conhecimento técnico, a competição avaliou os participantes por valores como descoberta, inovação, impacto, inclusão, trabalho em equipe e diversão. Esses princípios são fundamentais para o espírito da FLL e ajudam a formar profissionais mais preparados para o futuro.
A RoboZeus terminou as competições de mesa e controle no 7º lugar geral, deixando para traz mais de 100 outras equipes brasileiras, sendo a equipe mineira mais bem classificada. Mais um feito que entra para a história da robótica em Minas Gerais e no Brasil!
![]() |
![]() |
![]() |