Literatura | Jornalista lança romance histórico

Escravidão, dramas familiares e a transição do Brasil agrário para o urbano estão presentes no romance Águas Claras - Andanças, de Jane Abdallah Ferreira, que será lançado no próximo dia 26, em Barbacena

Jornalista lança romance histórico

Escravidão, dramas familiares e a transição do Brasil agrário para o urbano estão presentes no romance Águas Claras - Andanças, de Jane Abdallah Ferreira, que será lançado no próximo dia 26, em Barbacena

Dia 26 de agosto, sábado, no salão do Rotary Club Barbacena, a jornalista e escritora Jane Orlando Abdallah Ferreira lança seu novo livro: Águas Claras - Andanças... a obra é segundo a própria autora, um "romance de ficção com um olhar lançado ao passado e suas marcas que ainda estão presentes no imaginário coletivo, mesmo de gerações que não testemunharam diretamente o universo cruel da submissão e da exploração mais vil do homem pelo homem. Senhores de escravos, casa-grande e senzala, quilombos… Ciclo interrompido pela queda da influência dos senhores rurais, movida pela abolição da mão-de-obra escravizada." Na história, uma jovem jornalista encontra testemunhas ainda vivas de um tempo distante onde as relações familiares e sociais eram permeadas pela autoridade versus submissão, mas que no correr natural do tempo, sofreram transformações marcantes naqueles que viveram os efeitos anteriores e posteriores à Abolição.

Segundo Edson Brandão, que produziu o livro com o editor Renato Vidal ( Cidade de Barbacena) e escreveu a apresentação da obra, trata-se de um relato linear, com prosa objetiva, mas contundente, alternando visões presentes e passadas do interior rural mineiro, "certamente ecoando vivências pessoais da autora, mas capaz de nos apresentar um momento histórico vivido em muitos pedaços do Brasil, na virada do século XIX para o século XX."

Sobre a autora
Jane Orlando Abdallah Ferreira, nascida em Santos Dumont, Minas Gerais é jornalista formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Casou-se com Evandro Borges Ferreira com quem teve três filhos: Laura, Vanja e Luciano. Morou por vinte anos em Itabira, terra natal do poeta Carlos Drummond de Andrade e atualmente mora em Belo Horizonte. Em 2011, lançou o primeiro livro, "Da Terra brotam os frutos". Em 2015, veio "O outono das nossas vidas". Sua temática é memorialística e documental, segundo ela, "observações sensíveis e emotivas da caminhada humana no tempo e no espaço".

 

O livro "Águas Claras - Andanças, teve seu lançamento em Santos Dumont, no dia 8 de abril, e terá noite de autógrafos e conversa com a autora, em Barbacena, no dia 26 de agosto de 2023, à partir das 20 horas, na sede do Rotary Club Barbacena, R. Francisco Figueiredo Abranches, 44.


Imprimir  

 







entre em contato pelo whatsapp