Acontecimentos históricos atuais e desenvolvimento tecnológico são temas de livro lançado por professor barbacenense

LER & PENSAR
O professor Francisco Fernandes Ladeira, mestre em Geografia pela UFSJ, produziu o livro ‘10 anos de observatório da imprensa’.

Registrando acontecimentos sociais e políticos que marcaram a história do Brasil e do mundo na segunda década dos anos 2000, o professor Francisco Fernandes Ladeira, mestre em Geografia pela UFSJ, produziu o livro ‘10 anos de observatório da imprensa’.

A obra recém lançada pela editora CRV, apresenta um amplo panorama das crises do processo de Globalização, radicalizações ideológicas em todo o planeta, ameaças de conflitos nucleares entre Estados Unidos e Coreia do Norte, além do ressurgimento da Rússia como importante ator geopolítico. No cenário nacional, o título contempla uma crítica da atuação midiática acerca de temas polêmicos, como a Copa do Mundo e a Olimpíada no Brasil, incluindo o impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

O livro destaca ainda a consolidação da internet como principal meio de comunicação utilizado pela população global e a relação desse avanço tecnológico com o cenário político no Brasil e no mundo. Este decênio histórico, compreendido entre os anos 2011 e 2020, é retratado no livro por meio da seleção de cinquenta e um artigos escritos pelo professor e mestre em Geografia e publicados pelo Observatório da Imprensa, onde atua como articulista.

O livro “10 anos de Observatório da Imprensa – A segunda década do século XXI sob o ponto de vista de um crítico midiático” marca dez anos de artigos produzidos para o Observatório da Imprensa.

Diante da disseminação das fake news, a midiaeducação ganhando uma relevância ainda maior para o ambiente educacional ele aponta par a função da “consciência crítica” que permite reconhecer, além das intenções explícitas, as possíveis intenções implícitas que são vinculadas nos diferentes tipos de veículos midiáticos, inclusive nessa que aparenta ser “terra de ninguém” que é a internet.

Com o período de pandemia que enfrentamos, o professor incentiva o desenvolvimento tecnológico no ambiente escolar, reforçando que vivemos em um cenário pós-moderno, no qual crianças e jovens estão cada vez mais conectados a novas tecnologias, e o suo da mídia como ferramenta pedagógica pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e socioemocionais, alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Ao contrário de outras épocas, em que os professores orientavam seus alunos sobre “onde encontrar” informações; atualmente os docentes devem orientar os estudantes em relação a como gerenciar o grande número de informações presentes nos meios de comunicação, principalmente na internet. Lembrando que, até a informação ser de fato transformada em conhecimento, há um longo caminho hermenêutico a percorrer”, concluiu.

Para maiores informações, os interessados podem entrar em contato com o autor pelo e-mail - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..


Francisco Fernandes Ladeira é mestre em Geografia pela UFSJ e coordena a área de Geografia da Vicenza Edições Acadêmicas.

Autor do livro “10 anos de Observatório da Imprensa: a segunda década do século XXI

 

Via Agência Expresso

sob o ponto de vista de um crítico midiático, lançado pela editora CRV”.

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