SENAI vai disponibilizar cursos de fluência em IA e treinamento para a certificação AI-900.
A Microsoft anunciou, nesta quinta-feira (26), um investimento de R$ 14,7 bilhões no Brasil ao longo de três anos. O valor será destinado à infraestrutura de nuvem e inteligência artificial, e também vai auxiliar na oferta de treinamentos em IA com o objetivo de capacitar 5 milhões de pessoas no país. Em nota, a empresa informou que a iniciativa tem como objetivo "fomentar o desenvolvimento do ecossistema de IA no Brasil". Para isso, o plano prevê a expansão da infraestrutura da companhia em território nacional, onde a empresa já possui duas regiões do Azure.
Capacitação em IA para 5 milhões de pessoas
O ConectAI é outra frente de investimento. A iniciativa busca preparar 5 milhões de pessoas com a finalidade de atender a demanda do mercado por profissionais capacitados em aplicações de inteligência artificial. Essa abordagem será realizada em parceria com mais de 20 organizações, incluindo o SENAI São Paulo, que vai disponibilizar cursos de fluência em IA e treinamento para a certificação AI-900. Outra frente acontecerá em colaboração com a Nova Escola, que vai garantir treinamento para educadores.
Do outro lado, os brasileiros poderão seguir mais de 130 trilhas de aprendizagem gratuitas através de um site mantido pela própria Microsoft. A empresa também vai manter a colaboração com o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) para apoiar o programa "Escola do Trabalhador 4.0" com o acesso a treinamentos em IA. "Estamos comprometidos em apoiar a transformação da IA no Brasil e garantir que ela beneficie a todos. Nossos novos investimentos em infraestrutura de nuvem e IA e em capacitação no Brasil ajudarão a garantir um amplo acesso tanto à tecnologia quanto às habilidades necessárias para que a população e a economia brasileira prosperem nesta era de IA", anunciou o CEO da Microsoft, Satya Nadella.
Canal Tech