Kátia-Cilene | Notas da colunista - Edição de domingo - 1º de agosto de 2021

Confira as notas de Kátia Cilene publicadas no BarbacenaMais e Jornal Expresso

ELE ESTÁ DE VOLTA!!!

Depois de passar por uma experiência forte com sua viagem à Rússia, onde foi infectado pela Covid-19, o prefeito Carlos Dú aterrissou em terras brasileiras neste final de semana.

Na bagagem uma rica experiência que deve se transformar em muitas e novas visões para seu governo. Que Deus o abençoe e que o traga em paz e para muitas alegrias do povo barbacenense.

MALÃO

O vereador Zé Malão tem passado por maus momentos junto ao diretório mineiro de seu partido, o PDT. Nesta semana, até mesmo o presidente da Câmara Pastor Ewerton gravou um vídeo esclarecendo a situação do vereador e se posicionando em favor do mesmo.

Olhando de fora toda essa situação, acho muito difícil que ele perca seu mandato. E acho pior ainda que a escolha do vereador mais votado da cidade pudesse cair por terra e ser vencida no tapetão...

ONDA AMARELA

Segundo informações de pessoas ligadas ao governo, mesmo com a decisão tomada nesta quinta-feira pelo programa Minas Consciente de evoluir a macrorregião de Barbacena para a Onda Verde, parece que a prefeitura não tomará esta postura e devemos permanecer por pelo menos mais uma semana na Onda Amarela.

Com óbitos acontecendo, e o número de casos evoluindo, a postura é sensata, na minha opinião.

DESPEDIDA I

Na última semana o ex-Secretário de Saúde e agora ex-diretor geral da FAME se despediu de Barbacena. José Orleans da Costa, que realizou um brilhante trabalho à frente da Faculdade de Medicina de Barbacena anunciou sua saída da cidade pela terceira vez, e disse que agora será definitiva.

Em seu lugar, reassume o médico Marco Aurélio de Carvalho, também pessoa querida e com uma ficha corrida cheia de vitórias e conquistas à frente da FAME. Aos dois, os nossos melhores votos de muito sucesso.

GREVE

Apesar de haver sido determinado pelo governador Romeu Zema que as aulas nas escolas estaduais voltariam no início de agosto, pode ser que isso não aconteça se depender da vontade dos professores da rede pública.

Ainda sem tomarem a segunda dose da vacina, com os estudantes sem vacina, estão alegando que farão uma greve sanitária a partir da próxima segunda-feira, dia 2.

VOLTA ÀS AULAS

Enquanto isso, rede municipal e escolas particulares já estão preparadas para a retomada das aulas presenciais que retornam em agosto de forma gradativa.

Imagino o tamanho do trabalho que a Vigilância Sanitária terá nos próximos dias para visitar e comprovar in loco se estão sendo praticados os protocolos de segurança que foram apresentados no papel.

Haja gente para tanto serviço, afinal é importante essa fiscalização para proteção de nossas crianças e adolescentes.

FISCALIZAÇÃO

Falando de fiscalização, eu não tenho compreendido bem a postura de nossas autoridades com relação aos rolês que adolescentes e adultos têm promovido no final de semana. Estamos em plena pandemia, e vi vídeos de jovens aglomerando no centro de Barbacena no final de semana, além de outros que dizem respeito aos novos loteamentos da cidade tomados por jovens e crianças soltando pipa, numa grande festa que até assusta.

Será que só a gente que está enxergando isso? Ainda não acabou a pandemia! Tenho visto pessoas doentes, outras que perderam seus entes queridos em julho, e fico realmente comovida com suas situações, e rogo para que as autoridades tomem providências mais sérias com relação às aglomerações.

MERENDA

De novo, me chegam reclamações com relação à demora na entrega dos kits de merenda escolar. Para muitos o assunto parece até enfadonho, mas vai na casa de uma família carente com seus filhos tentando aprender um pouco através da internet e perguntem se o kit não está fazendo falta. É claro que está! E pior, trata-se de direito destes estudantes.

ICMS DO PATRIMÔNIO

É muito triste continuar a ver que nosso patrimônio continua a ser tratado como uma pasta sem importância pelas autoridades. Falo da notícia do ICMS Cultural que foi realizado no governo anterior, e cuja nota foi publicada agora. É tão vergonhoso, que só perdemos para Santa Bárbara do Tugúrio, mas todas as outras pequenas cidades da região tiveram pontuações melhores que a nossa.

Espero que o novo governo não apenas pontue bem no ICMS como também promova a preservação e a movimentação cultural que nosso povo tanto necessita.

PESAR

E, com pesar encerro a coluna lamentando muito a morte do professor José da Paz. Um grande entusiasta da Educação e um dos nomes que levou a UNIPAC a se tornar a potência que é hoje.

 

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

 


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail:

 

 







entre em contato pelo whatsapp