Kátia-Cilene | Notas da colunista - Edição de domingo - 30 de maio de 2021

Confira as notas de Kátia Cilene publicadas no BarbacenaMais e Jornal Expresso

RECORDE

A semana foi de muita festa para a comunidade do Sesi Barbacena com a divulgação dos resultados da olimpíada Canguru de Matemática Brasil. Equipe escolar, estudantes e familiares festejaram como nunca o recorde de 73 premiações na olimpíada.

Em edição do BarbacenaMais tivemos o prazer de divulgar, com exclusividade, a relação dos alunos premiados. Foram 14 medalhas de ouro, 19 pratas, 29 medalhas de bronze e 11 diplomas de Honra ao Mérito.

A todos os envolvidos, e, em especial, aos premiados, os nossos cumprimentos por mais esta conquista.

SAIBA+

Sesi festeja premiação recorde de alunos na Olimpíada Canguru de Matemática

CANTANDO & ENCANTANDO

A cantora Clara Castro é quem faz, mais uma vez, Barbacena se orgulhar. Nesta sexta-feira, dia 28, Clara lança para o mundo o single Fome de Gritar, do novo álbum “Ana”.

 Inspirado em memórias da sua infância encontradas em fitas VHS, o novo trabalho de Clara é o marco de um reencontro com si mesma dentro de um contexto atípico.

O álbum é um convite para o público experimentar e viver o momento de entendimento interior. A compositora conta que busca transmitir para seus fãs o tesão pelo caminho e a delícia que é  encontrar o que já existe na gente, que vem da nossa história.

SAIBA+

Cantora Clara Castro lança novo CD. Confira detalhes de "Ana", seu novo álbum

CONQUISTAS

Eu gosto e admiro muito a pessoa do Carlos Dú, e mesmo não tendo votado nele, fiquei feliz com a eleição dele. No governo tem muitas pessoas que admiro, mas eu realmente preciso falar de uma coisa que vem me incomodando.

Quando a informação de finalização de uma licitação se torna destaque em meio às notícias da gestão, eu penso que não é por aí. Essas licitações de iluminação pública, asfalto, merenda, deveriam ter sido vistas durante a transição de governo, e não depois da posse. Tudo isso afetou muito o trabalho dos primeiros meses de governo, e acho, particularmente, que isso é apenas uma obrigação, nada que mereça ser comemorado. Pronto, falei.

MERENDA

Falando nisso, a semana foi bastante tumultuada com o início da distribuição da merenda para os alunos da rede municipal, tema levantado pela Defensoria Pública, e que finalmente está em processo de solução.

Nas redes sociais o tema foi recorrente, com várias comparações entre o kit oferecido por Barbacena e cidades da região. Não cheguei a ver esclarecimentos diretos do governo, mas, me parece que eles dividiram o kit em perecíveis e não-perecíveis, sendo que os últimos ainda serão entregues às famílias dos estudantes.

De toda forma, é bom frisar, para conhecimento de todos, que a verba federal direcionada à merenda, por dia, realmente são centavos, mas o município pode e DEVE melhorar a qualidade com investimento próprio na qualidade da merenda de seus alunos. Não se esqueçam: existem muitas crianças que frequentavam a escola só por conta da C-O-M-I-D-A.

ASFALTO

Vencedora de licitação de asfalto em mais um governo, a PAVEL volta à cena em Barbacena com um contrato de R$2,121 milhões para realizar pavimentação, capeamento, recapeamento, recuperação e manutenção corretiva em vias do município.

Diante da situação trágica que o atual governo pegou as vias da cidade, o montante vai ser insuficiente para, no período de um ano, como consta no extrato, melhorar a situação das ruas de Barbacena.

Vamos ver quais serão os critérios que irão reger a destinação deste asfalto, e torcer para que em breve seja providenciado mais material.

ELEIÇÕES 2022

Comenta-se muito nas rodas políticas que o Prefeito Carlos Dú possa estar interessado em se candidatar nas eleições do próximo ano para uma cadeira de deputado.

Realmente Carlos Dú tem fortes e promissoras características no setor legislativo, do qual provém, mas também acredito que o voto da população para que ele se tornasse prefeito precisa prevalecer para que ele possa construir uma história mais robusta em sua trajetória política.

TRANSPORTE PÚBLICO

Deixo aqui a minha solidariedade a todos os trabalhadores que estão atuando na linha de frente e nos serviços essenciais na cidade, e que estão sendo habitualmente surpreendidos com o descumprimento dos horários de ônibus, principalmente os noturnos.

Nesta semana, uma usuária de 50 e poucos anos passou maus bocados esperando por um ônibus que nunca chegou. Ficou num ponto de ônibus praticamente deserto, em meio ao breu, aguardando por mais de uma hora e meia, e sujeita a se tornar vítima de violências.

A empresa concessionária do transporte público de Barbacena, assim como as autoridades ligadas à regulação deste serviço precisam estar mais atentos ao que vem acontecendo. Isso é desrespeito com os trabalhadores.

VIOLÊNCIA

E vou fechar a coluna com uma nota triste. Uma atriz de renome de nossa cidade foi covardemente insultada, agredida verbalmente e assediada por um mototaxista e um senhor de seus 60 anos. Detalhe: nada fez para que eles a insultassem. O fato aconteceu nesta quinta-feira, às 14h30, em pleno centro da cidade, com várias testemunhas.

Peço às autoridades que mantenham policiamento nas ruas centrais, não é a primeira vez que uma mulher é assediada no centro de Barbacena, e nós, inclusive eu, não iremos nos calar enquanto existir essa prática nojenta e ostensiva de pessoas machistas agredindo mulheres.

Vamos correr atrás de punição, exemplar, para os dois.

VEJA+ 

Mulheres denunciam casos de assédio sexual na região central de Barbacena

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

 


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: