Kátia-Cilene | Notas da colunista - Edição de domingo - 9 de maio de 2021

Confira as notas de Kátia Cilene publicadas no BarbacenaMais e Jornal Expresso

DIA DAS MÃES

Neste domingo vamos celebrar o Dia das Mães, e abrindo esta coluna, peço a licença de todos os leitores para, através da pessoa de dona Faraildes, minha mãe, homenagear todas as mamães de Barbacena.

Tive muita sorte em ter como mãe uma mulher forte, que se orgulha de sua batalha e sua história de vida. Me criou em sua luta diária no chão de fábrica, depois com seus dotes insuperáveis de doceira. Deu-me o céu, e, mais importante, me ensinou a voar e amar a todos com igualdade, respeito e solidariedade. Te amo, mãe, e me orgulho muito de você e de toda a sua vontade de viver mesmo depois de um grave AVC. Você nos inspira diariamente.

MÃES E FILHOS EM LUTO

E, neste Dia das Mães, o segundo da pandemia, quero aqui, em nome de todos do Jornal Expresso e do BarbacenaMais, prestar minha solidariedade a todos aqueles que experimentarão a dor de não ter sua mãe ou seu filho nesta data que sempre foi sinônimo de amor e gratidão.

Lamentamos muito por todas as vidas que se se esvaíram, e recebam nosso abraço respeitoso e afetuoso, cheio de sentimentos e solidariedade.

ESCOLAS ABERTAS OU NÃO

Nos últimos dias assistimos o Ministério Público recomendando o retorno às aulas somente quando a cidade estiver na Onda Amarela. A Defensoria Pública cobrando da Prefeitura a publicação do Protocolo da Volta às Aulas. A Prefeitura em reunião com o comitê regional da Covid-19 para definir um grupo de trabalho para tratar do assunto. E no centro da cidade a manifestação de escolas, pais e alunos pedindo a imediata volta às aulas. Confuso?

Bem, assistindo a tudo e acompanhando os boletins da Covid, o obituário da cidade, e a ocupação em 100% nos leitos de UTI, eu tenho um grande receio de ver a comunidade escolar retomando suas atividades. Ainda que também concorde que as cabecinhas dos estudantes estão sendo muito prejudicadas com esse afastamento das escolas.

Vamos acompanhar.

AS DUAS GRANDES AGLOMERAÇÕES DIÁRIAS

Não gosto muito da palavra, mas não encontro outra diferente para denominar a hipocrisia diária sobre as aglomerações. Eu estou falando da ida e vinda dos trabalhadores nos ônibus da cidade.

Alguém já parou para observar como os ônibus estão lotados pela manhã e no final do dia? Quando o município vai exigir ampliação da frota nestes horários para que os trabalhadores possam ir e voltar para o trabalho com o mínimo de segurança? Aliás, cadê a prioridade na vacina para os trabalhadores que atuam nos serviços essenciais? São eles, a linha de frente que nos manteve vivos, alimentados, medicados, com água, luz, internet, sem lixo em casa.

Espero em breve ouvir que medidas sérias foram tomadas para proteger os trabalhadores de Barbacena. Mais ônibus nos horários de pico, please!

BARBACENENSE PRESENTE

Nosso querido amigo Luciano Carvalho, que além de músico e cantor de qualidade, é empresário de relevância na área de seguros, é quem está a mil neste mês de maio. Neste sábado realiza, a partir das 15h, no Retrô Club, em Ponto Chic, mais uma edição do encontro do barbacenense ausente. Com show de Walmir Leporatte, Hugo Batera e Thiago Carvalho.

No dia 15, Luciano vai festejar os primeiros 15 anos de sua empresa, a Regale. E no dia 28 de maio, em mais um evento feito com muito carinho e apoio de uma legião de amigos, acontece uma superleve para arrecadação de cobertores e alimentos para os necessitados. Ufa! Que energia boa!!!

SOLIDARIEDADE

Sempre digo que tenho os melhores amigos do mundo. Pessoas que são solidárias, empáticas, que se movem e acreditam que a felicidade de cada um depende de estarem felizes aqueles que estão à sua volta. E, neste momento de pandemia, de muitas dificuldades para algumas famílias, meus queridos e incessantes atores sociais se mobilizaram e estão fazendo o bem.

Meus aplausos pela ação da Gogóia e de seus amigos, com destaque para a Tânia e Érika Werneck que estão se doando muito à campanha que já arrecadou centenas de cestas básicas que estão aplacando a fome de muitas famílias carentes. Da mesma forma, e este trabalha 365 dias por ano ajudando várias e várias entidades, meu grande amigo Kikito, que está com uma campanha belíssima dos Vicentinos através da qual mais de 5 mil pessoas já foram beneficiadas. Lindos vocês!

PÓS-COVID

Num momento em que cientistas e pesquisadores divulgam estatísticas de que muitos ex-pacientes de Covid acabam morrendo nos seis primeiros meses após a doença, Barbacena levanta mais uma bandeira, a criação de um consultório pós-covid para dar atendimento aos pacientes que se curaram e apresentam sequelas.

Importantíssimo! O prefeito e sua assessoria nos enviou convite para a inauguração, mas compromissos anteriormente agendados me impossibilitaram de lá estar presente. Desejo muito sucesso e luz para o querido Arinos Duarte e toda a grandiosa equipe da Sesaps.

MAIS 10 LEITOS

E, para fechar a coluna, a boa notícia da semana: a prefeitura pactuou com o Imaip-Policlínica o funcionamento de mais 10 leitos de UTI! Que bom poder ver que o hospital foi reconhecido por seu árduo trabalho como referência para a Covid, e caberá a ele implantar mais 10 leitos de terapia intensiva, o que poderá auxiliar em muito para que nossos índices da Covid melhorem, e que ninguém mais precise ser transferido para uma cidade longe, e nem morrer na fila de espera de um leito. É isso!

Um ótimo final de semana a todos, e um Dia das Mães com muito amor para todos!


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: