Saint-Gobain realiza ação social na Escola Pequeno Marcos

Na manhã do dia 28 de Outubro, cerca de 100 voluntários da indústria Saint-Gobain se reuniram para uma ação social que envolveu um investimento de R$30 mil que vai beneficiar diretamente as 150 crianças que frequentam a escola em período integral. Saiba mais...

Voluntários da Saint-Gobain participam do 3º SiC_Solidário na Escola Infantil Pequeno Marcos 

E de repente, depois de quase três meses após a seleção da Escola Pequeno Marcos dentre uma série de entidades que haviam se candidatado a ser beneficiadas com  o SIC-Saint-Gobain, chegou o aguardado dia da transformação da escola em um ambiente mais colorido, mais alegre, com mais oportunidades para ser e fazer que as pessoas que ali frequentam sejam mais felizes.

Logo cedinho a fundadora e diretora da escola, Dona Luquinha já não se continha de ansiedade pela chegada dos voluntários da Saint-Gobain para a ação solidária que havia sido planejada. Os funcionários foram chegando, mães e pais de alunos, várias crianças que ali estudam, e finalmente começaram a chegar os 100 voluntários da Saint-Gobain. Muitos rostos já eram conhecidos, pois ao longo do período que antecedeu o dia do SIC Solidário  muitos deles já frequentavam a escola para ajudar nas oficinas realizadas com professores e alunos, na concepção dos projetos, na limpeza do terreno e preparo do solo para a formação de uma grande horta orgânica, e muito mais. O envolvimento e a cumplicidade de todos os que participaram do evento se confirmava com o brilho nos olhos que iluminavam a manhã de sábado por todos os lados.

Na chegada da equipe Saint-Gobain, uma homenagem da escola para os voluntários; outra homenagem da empresa para a escola. Teve música apresentada pelos funcionários, teve apresentação das crianças, teve diploma para os colaboradores da Saint-Gobain que atuam com mais paixão e envolvimento, e um café caprichado para dar combustível para o trabalho que viria.

A horta orgânica criada no Pequeno Marcos vai garantir alimentação saudável para os 150 alunos da escola infantil.

Afetividades trocadas e as crianças e seus pais se despedem para começar o trabalho. E que trabalho!

Com os projetos já definidos, equipes distribuídas, é hora de colocar a mão na massa e dar início ao trabalho de implantação das benfeitorias.

Na área que anteriormente estava tomada pelo mato e o entulho a Saint-Gobain realizou a limpeza e os voluntários prepararam o solo. Ali foi criada uma horta orgânica, e a equipe voluntária deu início ao plantio. Canteiros de couve, alface e outras hortaliças para deixar a alimentação das 150 crianças que ali estudam em tempo integral crescerem com mais saúde.

O antigo parquinho que existia na área atrás da escola foi removido, suas estruturas foram lixadas e consertadas, e na manhã do sábado, com a participação de funcionários e seus filhos, tudo foi pintado com capricho, e o parquinho voltou a ficar colorido, seguro e convidativo para os alunos do Pequeno Marcos.

Na área lateral da escola foi criada uma Transitolândia. Durante as oficinas os voluntários e funcionários da escola criaram roupinhas de carros para que as crianças possam interagir na transitolândia e aprender sobre o tráfego de veículos e pedestres. Amarelinhas e outras brincadeiras foram criadas no setor, o que vai garantir muita diversão para os alunos.

Na quadra central foi criada uma quadra de vôlei e futebol de areia. Muros pintados com cores alegres, instalação de redes e da areia finíssima doada pela Saint-Gobain para que as crianças possam praticar os esportes de areia com segurança.

Um cômodo que existia na área externa da escola e era utilizado para guarda de entulhos foi totalmente remodelado. Foram instaladas janelas inteligentes que se abrem na lateral para o comércio de lanches e do brechó. Os funcionários da Saint-Gobain fizeram a doação de muitas roupas e acessórios que serão comercializados no brechó da escola e que garantirão mais um meio de arrecadar fundos.

Enquanto tudo isso ia tomando forma, voluntários se dividiam na revitalização de um jardim, com plantio de flores, e outros pintavam os muros internos da escola com motivos infantis que valorizam a educação e a infância. Tudo se colorindo para a alegria de Dona Luquinha e sua equipe que observam entusiasmadas o trabalho carinhoso daquela centena de pessoas que tomaram para si o desafio de tornar melhor e com mais cores e oportunidades a vida das crianças que estudam no Pequeno Marcos.

E para finalizar, o parquinho Saint-Gobain. Uma estrutura confeccionada em madeira e cimento que traz em seu contorno a logomarca mundial do grupo Saint-Gobain. “Trata-se de um piloto de um projeto que criamos e que gostaríamos de implantar em algumas praças da cidade de Barbacena, que é nossa casa. Tivemos a oportunidade de confeccionar este parquinho para os alunos da Escola Pequeno Marcos, e, se tudo der certo, existe a possibilidade de confeccionarmos outros iguais a este e instalarmos em algumas praças de Barbacena. Mas ainda depende de vários fatores, dentre eles de uma parceria com o poder público para a manutenção dos parquinhos. Vamos aguardar, mas estamos muito animados com esta possibilidade”, festeja o diretor de RH da Saint-Gobain Fábio Gonçalves, idealizador do Sic-Solidário.

Finalizando o parquinho que representa a logomarca da Saint-Gobain, a foto oficial dos envolvidos no projeto
que pode se multiplicar em Barbacena,

Trabalho finalizado, e é chegada a hora de todos se confraternizarem. Diretores, funcionários e a equipe da Escola Pequeno Marcos se reúnem para um lanche de comemoração pelo trabalho realizado. Todos emocionados e alegres, e imaginando a alegria que as crianças do Pequeno Marcos iriam chegar na escola na segunda-feira e aproveitar a estrutura de lazer que ali foi criada.

Dona Luquinha, que fundou e mantém a Escola Pequeno Marcos, emocionada nos contou a história da escola, falou das dificuldades com que ela e sua equipe a mantém, e de como é importante para todos daquela comunidade o trabalho realizado pela Saint-Gobain. “Eles escolheram nos ajudar com esta ação solidária, e nós somos muito agradecidos à Saint-Gobain e seus voluntários por tudo o que fizeram por nossa escola e pela forma carinhosa com que todos acolheram o nosso projeto e se dedicaram a ele durante este período em que estiveram juntos conosco. O Pequeno Marcos precisava muito deste apoio, e acima de tudo, este acolhimento e valorização do que fazemos aqui por estas crianças que em sua maioria ficam aqui em tempo integral. Através desta ação passamos a ter um espaço para fazermos eventos, brechós, cantinas, festas para nos ajudar com as despesas. Através do Sic-Solidário nossas crianças vão ter uma alimentação mais saudável, e também terão um espaço de lazer que muito poucas escolas podem oferecer a seus alunos. Não tenho palavras suficientes para agradecer. A Saint-Gobain passou a morar nos corações de cada um de nós”, disse a diretora.

Ao final da manhã, após muito trabalho e alegrias, diretores da Saint-Gobain e a equipe da escola descerraram as placas alusivas à parceria.

Na segunda-feira o BarbacenaMais voltou ao Pequeno Marcos para presenciar a chegada dos alunos e seu encantamento pela revitalizada área de lazer da escola. Não tem como explicar os olhinhos brilhando, as corridas das crianças para brincar na areia, subir no parquinho, descer no escorrega, brincar na transitolândia. Emoções que não cabem em palavras, e nem sequer as imagens conseguem registrar em sua totalidade.

Os diretores da Saint-Gobain com Dona Luquinha: Fábio Gonçalves (gerente de RH), Thiago Barros (diretor comercial) e Luiz Carlos Moreira (diretor industrial)

SOBRE O PEQUENO MARCOS

A Escola Infantil Pequeno Marcos foi criada em 4 de julho de 1986 pela educadora Luquinha. Dona Luquinha havia perdido seu filho aos nove anos, vítima de um acidente, e criou a escola como forma de homenagear a memória do seu pequeno Marcos. A escola funciona em período integral ministrando aulas para o Maternal e Pré-Escola. Atualmente possui cerca de 150 alunos com idade entre 2 e 6 anos de idade. Todas as despesas são pagas pela escola – exceto o pagamento de professores que é feito através de convênio com o poder público. Paralelo a escola funciona o Coral Araújo e a Banda e Orquestra Infantil Pequeno Marcos. Todos os processos educacionais da escola são protagonizados pela música, grande paixão e compromisso de sua fundadora e diretora Luquinha.

SOBRE A SAINT-GOBAIN

Saint-Gobain é o nome de uma companhia multinacional de origem francesa. Fundada em 1665 pelo político francês Jean-Baptiste Colbert para manufaturar vidros planos com o nome de La Compagnie des Glaces, produziu os famosos espelhos do Palácio de Versailles. Anos mais tarde mudou seu nome para Saint-Gobain, nome da cidade onde estava instalada. Atualmente privatizada, atua em diversas áreas por todo o mundo.

Líder mundial em soluções para o mercado de construção sustentável, a Saint-Gobain tem um portfólio completo de produtos e serviços para edifícios residenciais e comerciais. A Saint-Gobain também atua nos mercados industriais com uma ampla gama de materiais de alta performance para aplicações exigentes em diversos segmentos: automotivo, siderúrgico, gás, petróleo, eletrodomésticos, aeronáutico, saúde, segurança etc.

No Brasil possui empresas e marcas famosas como Brasilit, Metalúrgica Barbará, Quartzolit, ISOVER, Placo do Brasil, Weber Saint-Gobain, Norton Abrasivos, Sekurit, PAM Canalização e Construmega-TelhaNorte. Além de Joint-Ventures como Mineração Jundu e Cebrace (fruto da união com a inglesa NSG Pilkington).

Em Barbacena a Saint-Gobain atua na produção de Carbeto de Silício. Carbeto de Silício (SiC) é matéria prima para as indústrias de abrasivos, refratários, cerâmicas, fundições e siderurgia. Este material cerâmico é obtido por meio da transformação entre areia quartzosa e fonte de carbono. Tem como característica a alta dureza, resistência à abrasão e a temperaturas elevadas.

SOBRE O SIC-SAINT-GOBAIN

O Sic-Solidário Saint-Gobain é um projeto de ação social criado em 2015. A primeira edição foi realizada na Sociedade São Miguel Arcanjo, no bairro João Paulo II, em 2015; e a segunda, no Colégio das Irmãs Passionistas no bairro Nova Cidade, em 2016. Neste ano o projeto elegeu para receber a ação a Escola Infantil Pequeno Marcos.

Entidades e instituições filantrópicas podem se candidatar a participar do Sic-Solidário. A empresa recebe as candidaturas, entrevista os responsáveis para saber sobre as entidades, e, após avaliação daquela que mais necessita de apoio é selecionada para a ação social que acontece anualmente no mês de outubro.

Nesta edição de 2017 estima-se que foram envolvidas cerca de 200 funcionários da indústria Saint-Gobain, com a participação de 100 deles no dia do Sic. Avalia-se que foram investidos na edição cerca de R$30 mil.

VEJA NAS IMAGENS COMO FOI O SIC-SAINT-GOBAIN NO PEQUENO MARCOS:

(Clique nas imagens para abrir em tela inteira) 

{gallery}imagens2/sicsg{/gallery}

{gallery}imagens2/sicsg2{/gallery}


Texto e fotos de Kátia Cilene/BarbacenaMais


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: