21
21/07/2019
229 New Articles

Publicidade

Vânia Castro dá o exemplo da transparência no Legislativo


A vereadora defende o uso das redes e mídias sociais para levar as ações e o dia-a-dia do Legislativo e de seus representantes ao conhecimento sa população. Um exemplo a ser seguido pelos vereadores e cobrado pela população. Confira.

TRANSPARÊNCIA

Vânia Castro dá o exemplo da transparência no Legislativo

 

0001 Vania Midia

Por Jornal Expresso

de Barbacena

O agente político é aquele que ocupa cargo eletivo, eleito por mandatos transitórios, como os Chefes de Poder Executivo e membros do Poder Legislativo. A publicidade é uma atividade, uma ação, que se utiliza de vários instrumentos e técnicas para tornar algo público e a transparência é meramente uma qualidade daquilo que é visível. Assim sendo, podemos concluir que tornar público é muito mais do que ser visível. A publicidade é um princípio maior, que é dotado do poder de apresentar e divulgar informações (transparência) e divulgá-las de modo compreensível e educativo.

Com a entrada em vigor da Lei de Acesso às Informações Públicas (LAI), em 2011, a administração pública deve aceitar o fato de que o livre acesso aos dados públicos passou ser a regra e não a exceção. Nessa cruzada pela transparência dos atos governamentais, as redes e mídias sociais, pelo seu poder de mobilização, estão sendo decisivas para o êxito da Lei e para levar ao conhecimento da população a atuação dos órgãos públicos e de agentes políticos.

O uso das redes e mídias sociais é essencial para a promoção de governos mais transparentes, mais acessíveis às pessoas e para a melhoria dos serviços públicos. A internet vem desempenhando um papel cada vez mais importante para a mobilização cívica na vida política do país e do mundo. As mídias e redes sociais são imprescindíveis para o sucesso da Lei, pois elas são a ferramenta para distribuição desses dados, além da plataforma de articulação política pela sociedade.

Para a Vereadora Vânia Castro “cabe à população estimular e fazer a Lei valer. Qualquer pessoa pode pedir a informação que quiser sem ter de explicar por que e para quê. A transparência é a nova ordem da política deste século sendo oportuna na criação de ótimas pautas para a mídia e para os ativistas sociais preocupados com a corrupção e em desratizar os órgãos públicos. Eu utilizo as redes e mídias sociais como forma de participar a população de meus atos e posicionamentos e adoto a transparência como maior princípio, baseado no respeito a quem represento”.


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: [email protected]






O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.