O despertar de novos sonhos

Saint-Gobain faz ação social no Colégio Passionista Santa Luzia no Nova Cidade. Leia mais...

GENTE QUE FAZ

O despertar de novos sonhos

“Eu devo ser motorista de caminhão quando eu crescer”, assim respondeu um dos alunos da Escola Santa Luzia ao diretor de Recursos Humanos da Saint-Gobain, Fábio Gonçalves, logo que começaram as pesquisas sobre a realização da segunda edição da Ação Social da empresa no colégio das Irmãs Passionistas, no Nova Cidade. Ao que Fabio se assusta e responde com convicção à criança: “Não!!! Você pode ser o que você quiser ser. Você pode sonhar e tornar seu sonho realidade. Basta você estudar, você se esforçar, você acreditar! ”  E foi pensando no quanto aquelas cerca de 120 crianças viviam uma realidade que não lhes permitia sonhar e acreditar num futuro melhor que Fábio Gonçalves e a equipe de estagiários da Saint-Gobain, idealizadores do SIC-Solidário* formataram a proposta de atuar na segunda edição da ação levando solidariedade, obras, carinho e apoio para a Escola Santa Luzia.  Tão logo o diretor geral da indústria Wiltson Varnier soube da situação da escola ele aprovou o projeto e começaram os preparativos para o evento que se realizou no sábado, dia 2 de outubro.

As histórias dos alunos do Colégio Santa Luzia sensibilizaram os funcionários da fábrica, e cerca de 100 pessoas, desde a diretoria passando por funcionários até seus familiares, compraram a ideia e se juntaram ao projeto. No sábado, a equipe de voluntários da Saint-Gobain chegou à escola equipada para trabalhar e com um arsenal de equipamentos que deixaram a escola com outra cara. Divididos em quatro equipes, os voluntários fizeram uma brinquedoteca para as crianças da escola no espaço multiuso, plantaram um pomar de árvores frutíferas e conceberam jardins, reorganizaram a biblioteca da escola, abarrotada de livros doados até por outras unidades passionistas mas que precisava de um novo lay-out, e para finalizar, um espaço com a cara e a característica do produto da Saint-Gobain em Barbacena: a quadra de vôlei e futebol de areia, a base do Carbeto de Silício fabricado na planta industrial da cidade.

A diretora do colégio Irmã Ana Maria Valente não escondia sua alegria. “Nós desejávamos muito estas obras, mas infelizmente vivemos de doações e não tínhamos condições financeiras e nem equipe para realizar o que a Saint-Gobain realizou nesta manhã”, contava a alegre irmã de caridade. “Quando eles chegaram aqui pela primeira vez nos perguntaram o que a gente precisava, e a gente foi dizendo, mas era uma coisa muito distante para nós. Hoje eles estão realizando os nossos sonhos. A escola ficou mais agradável, a aparência ficou muito melhor, mais alegre, mais cheia de vida. E a gente quer que nosso pomar, nosso jardim cresçam floridos assim como nossas crianças, que vão se divertir muito na brinquedoteca, na biblioteca e na quadra de vôlei e futebol. Mal posso esperar a chegada delas na segunda-feira, vai ser uma festa!”

O diretor-geral da Saint-Gobain Wiltson Varnier estava radiante com o evento. “A Saint-Gobain ficou muito sensibilizada com a situação da Escola Passionista Santa Luzia. Trata-se de um trabalho muito bonito que é realizado com muita dedicação pelas irmãs, e nós achamos que seria importante nós apoiarmos esse trabalho que tem uma dimensão tão grande para as crianças deste bairro. Esta é a segunda edição do SIC-Solidário, o primeiro foi na Escola São Miguel Arcanjo, e nosso trabalho ajudou muito a melhorar as condições daquela escola.  Mais uma vez a Saint-Gobain reafirma sua parceria com a comunidade de Barbacena”, comemorou o diretor.

Sonhos, presentes, lanche e mão na massa

O 2º SIC-Solidário começou logo cedo com a chegada dos alunos da escola pelos voluntários da Saint-Gobain. Numa solenidade cheia de alegria a diretoria da Saint-Gobain entregou presentes para todos os alunos e premiou os melhores desenhos do concurso elaborado pela empresa em parceria com a coordenação pedagógica, cujo tema era “Qual é o meu sonho? ”.

Os seis desenhos selecionados pela comissão julgadora tiveram seus autores premiados e aplaudidos por voluntários, alunos e funcionários da Escola. “A realização do concurso de desenhos foi uma condição da empresa para que realizasse aqui o SIC_Solidário. E foi uma sábia decisão, porque pudemos trabalhar junto de nossos alunos e acender dentro deles esta necessidade que todos temos de sonhar para que possamos evoluir na vida. E através deste concurso nossos alunos voltaram a falar e a pensar grande, pensar no futuro, e isso é muito bonito, porque desperta neles ainda mais o interesse pelos estudos como ferramenta essencial para que eles alcancem seus objetivos”, festeja a Coordenadora Pedagógica da escola, Bethânia Teixeira. “Mais que os R$40 mil gastos nas obras que envolveram esta ação de hoje aqui na escola Santa Luzia, a Saint-Gobain deu para nós e nossos alunos a oportunidade de voltar a sonhar. Estamos muito felizes, e agradecidos a eles e seus voluntários! ”, finalizou Bethânia.

Após a premiação dos desenhos os alunos e a equipe da escola fizeram uma homenagem à empresa com uma oração cantada, e logo após as crianças ofereceram rosas brancas em sinal de agradecimento a todos os voluntários Saint-Gobain.  Terminadas as homenagens, as crianças receberam um lanche especial oferecido pela indústria e se despediram dos voluntários e funcionários da escola. Antes do início dos trabalhos a educadora física Érica Fonseca realizou uma sessão de ginástica laboral com os voluntários, e foi então dada a largada nas obras do 2º SIC-Solidário.

Ao final da manhã, após muito trabalho e alegrias, diretores da Saint-Gobain e a equipe da escola descerraram as placas alusivas à parceria, através da qual também foram destinados materiais de limpeza para uso diário da escola que deverão durar até a metade do próximo ano.

 

SOBRE O COLÉGIO PASSIONISTA SANTA LUZIA

O Colégio Passionista Santa Luzia é uma instituição educacional e filantrópica que atende 122 crianças e suas famílias no bairro Nova Cidade.  Atualmente para que possamos continuar com o atendimento, contamos com doações de benfeitores, voluntários e toda a comunidade de Barbacena sendo que a Associação Protetora da Infância de São Paulo da Cruz- Província de São Paulo fica responsável pela manutenção de todos os colaboradores. O Colégio iniciou suas atividades escolares em 2014, com a finalidade de ministrar aulas nos anos iniciais, e ensino fundamental 1, obedecendo ao processo de autorização e à legislação de ensino, sob a inspiração dos valores e princípios humano-cristãos, orientando a criança e adolescente para a vida, no amor e pelo amor. 


 

Kátia Cilene 

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.barbacenamais.com.br ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do BarbacenaMais estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do BarbacenaMais (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o BarbacenaMais faz na qualidade de seu trabalho


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: