Barbacenense defende volta do Projeto Barbacena Recicla

Idealizado pelo ex-vereador João Batista Rosa, o projeto Barbacena Recicla foi criado no ano de 2008 e funcionou até 2012. Leia mais...

GENTE QUE FAZ

 

Barbacenense defende volta do Projeto Barbacena Recicla

A coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos, que, reconhecidamente é uma grande alternativa para a proteção e preservação do meio ambiente e para a geração de emprego e renda, se encontra abandonada em Barbacena, cidade que, até o ano de 2012 contou com a atuação do Barbacena Recicla.

Idealizado pelo ex-vereador João Batista Rosa, o projeto Barbacena Recicla foi criado no ano de 2008 e funcionou até 2012 quando foi desprezado pela atual administração municipal.

João Batista Rosa destaca que a ideia de criar o serviço surgiu em janeiro de 2008 como forma de dar uma destinação correta para a grande quantidade de lixo produzido na cidade, aproximadamente 100 toneladas diárias, “o projeto iniciou oficialmente em dezembro de 2009, quando foi inaugurada a sede da Associação dos Agentes Ambientais de Barbacena (AMBAR) no bairro Santo Antônio e na sequência na Avenida Governador Bias Fortes, foi instalado em um galpão amplo e bem localizado que facilitava o trabalho da Associação e dos agentes ambientais e o acesso de toda a comunidade que apoiava o trabalho desenvolvido pela entidade, encaminhando materiais recicláveis para os pontos de coleta instalados em diversos bairros e comunidades da cidade”.

O ex-vereador lamenta o abandono do importante trabalho socioambiental, “infelizmente, sem o apoio da atual administração o projeto não resistiu. Lamentamos a paralisação desse serviço que possibilitou a reciclagem de cerca de100 toneladas de lixo por mês, reduzindo o impacto gerado pelo descarte de lixo na natureza e ainda garantindo o emprego de inúmeras pessoas, gerando renda para diversas famílias do município”, disse.

Ainda segundo ele, é necessária vontade política para a reativação do projeto que é vital para a preservação da natureza, “precisamos de representantes com consciência ambiental e social, pois através da coleta seletiva e reciclagem podemos proteger a natureza e criar emprego e renda para a nossa população e ainda economizar os recursos públicos que estão sendo empregados para o transporte do lixo produzido em Barbacena que atualmente está sendo depositado em aterros sanitários de outros municípios com elevado custo financeiro”, afirmou. 


 

Agência Expresso

 

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.barbacenamais.com.br ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do BarbacenaMais estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do BarbacenaMais (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o BarbacenaMais faz na qualidade de seu trabalho.


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: